PHM retorna ao Brasil com convite para Romênia

Da RedaçãoMundo Lusíada

>> Além do folclore, o Rancho apresentou o samba brasileiro em Portugal.

O Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello já está de volta ao Brasil. O grupo passou uma temporada em Portugal e participou do XIV Festival Internacional de Folclore do Concelho de Boticas, em Vila Real.

O evento conta com a participação de diversos grupos folclóricos, de Portugal e do estrangeiro, reúne um grande público e é promovido durante as festas em homenagem à Nossa Senhora da Livração. Como de praxe, foi iniciado com um desfile desde a Praça do Município até o Largo de N.Senhora da Livração, onde estava o palco em que os grupos participantes atuaram.

O rancho de São Paulo, Pedro Homem de Mello, abriu e encerrou esta edição do Festival, apresentando inicialmente o folclore português e mais tarde o espetáculo de samba, “resgatando os maiores aplausos, levando a que o público estivesse presente em grande número até o final do festival” divulgou o portal do Concelho de Boticas. “Graças a Deus, foi um sucesso. E já temos convite para voltar a Portugal”, garante a diretora do grupo, Fátima Macedo.

Dentre as atuações que o rancho fez durante este mês em Portugal, esteve uma apresentação na cidade de Ilhavo, Aveiro. Foi lá que o PHM recebeu um convite para se apresentar até na Romênia. “Um senhor que estava presente, que é natural de lá, convidou o nosso rancho a ir a Romênia fazer atuação de folclore e samba, em julho de 2009. Agora, vamos pensar no assunto” diz Fátima Macedo, que junto com o marido Justiniano Macedo lidera o grupo, formado há 20 anos, e composto por cerca de 50 pessoas.

Em entrevista à Televisão Independente de Viana do Castelo, Fátima Macedo afirmou que retornar à cidade é sempre prazeroso. “Este ano estamos a Portugal, na nossa quinta digressão em Portugal, e desta vez ficamos hospedados em Areosa, uma gentileza do Grupo Etnográfico da Areosa”.

Além do PHM, participaram desta edição do Festival o Rancho Folclórico e Etnográfico do Zagalho e Vale do Conde, de Penacavoa – Coimbra, Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços – Oliveira do Hospital, Grupo Folclórico de Danças e Cantares Olhos de Água, de Palmela – Setúbal, além do Grupo de Danças e Cantares Regionais de Boticas e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça, representando o concelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend