PHM e Açores se apresentam em almoço no Sumaré

 

Vanessa Sene Mundo Lusíada

Fotos: Mundo Lusíada

Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo

No último 19 de agosto, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello (PHM) promoveu um almoço mensal com direito a muita comida típica (cozido à portuguesa), muito folclore, e muita música para dançar com a tocata da casa, tudo no belíssimo salão do Santuário N.Senhora de Fátima do Sumaré. Além do PHM, se apresentou o convidado Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo.

Entre uma canção e outra, a apresentadora Isabel Botelho disse que o grupo esteve representando o “folclore de São Paulo” no Rio de Janeiro. O PHM foi um dos convidados para a festa de 25 anos da visita à Portugal do Rancho Folclórico Maria da Fonte (da Casa do Minho do RJ) e aniversário de 10 anos de seu rancho Veteranos. No mesmo fim de semana, o PHM também se apresentou no Arouca Barra Clube, no Rio.

E não só o PHM marca presença em outros estados. Mostrando que o folclore português de São Paulo está muito bem representado, a diretora do grupo açoriano Fabiana Forseto garantiu que eles também estarão presentes mais uma vez na festa de Cultura Açoriana de Santa Catarina, no sul do país, a “14ª Açor” que este ano acontece de 28 e 30 de setembro. Eles estarão presentes junto a grupos de diversos estados que tenham a influência açoriana.

Neste ano, o Núcleo de Estudos Açorianos, da Universidade Federal de Santa Catarina, realiza exposições, ciclo de palestras, e até curso de dança folclórica açoriana.

O grupo dos Açores de São Paulo, que conta com as ensaiadoras Daniela e Gláucia, esteve neste dia apresentando oito modas do arquipélago, com cerca de 35 componentes.

Deixe uma resposta