Pedidos de visto no Consulado de São Paulo cresceram 34% até setembro

Mundo Lusíada
Com Lusa

Os pedidos de visto apresentados ao Consulado-geral de Portugal em São Paulo cresceram 34% de janeiro a setembro face ao mesmo período de 2017, informou o Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O mesmo órgão acrescentou, em nota, que este aumento do pedido de visto levou à suspensão de novos pedidos de reconhecimento de nacionalidade no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo até 02 de janeiro de 2019.

Segundo o Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em nove meses os pedidos de visto feitos em São Paulo aproximaram-se do total de seis mil, dos quais 61% correspondem a vistos de estudo.

“A crescente procura prende-se com a qualidade das instituições de Ensino Superior portuguesas, também com o fato de a nota de acesso ao Ensino Superior brasileiro (ENEM) ter passado a ser aceite por instituições de Ensino Superior portuguesas para efeitos de acesso ao ensino superior”, diz a nota.

Um levantamento do Ministério da Educação já revelou que pelo menos 1,2 mil brasileiros ingressaram em instituições portuguesas por meio desses convênios. O primeiro mapeamento considerou 23 das 29 instituições de educação superior portuguesas que mantinham o acordo em abril de 2018.

Sobre a procura de nacionalidade portuguesa, o gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas destacou que se verifica com particular incidência no Brasil, principalmente desde a aprovação da alteração legislativa que consagra a atribuição de nacionalidade a netos de portugueses nascidos no estrangeiro.

Já na sua visita ao Brasil em abril, o secretário de Estado falou sobre esse aumento, argumentando que Portugal também tem crescido na emissão de vistos em todo o mundo. “Foram emitimos no ano de 2017, 250 mil vistos, 50 mil vistos para estudantes. Só o Brasil tem cerca de 60% de vistos para estudantes. Só em São Paulo, em 2016 emitimos 2.500 vistos para estudantes que foram para Portugal. Em 2017, 3.500 vistos de estudantes só em São Paulo. Vejam o crescimento 2016-2017” relatou na altura conforme publicou o Mundo Lusíada.

Projeção do Consulado estima que a comunidade da baixada santista chegue a 100 mil utentes

Ainda segundo a nota do governo, em setembro foi autorizada a abertura de um concurso para a contratação de um Chanceler para São Paulo, além de autorizadas a abertura de três vagas para assistentes técnicos no Escritório Consular de Santos.

“No sentido de aumentar a capacidade de análise de processos de vistos, o CG São Paulo foi reforçado, durante o período de verão, que corresponde a uma maior procura, com o envio de uma missão de colaboradores especializados de Portugal, bem como por uma reafectação de colaboradores dos serviços consulares” defende a nota.

Em 2017, o Consulado-Geral de São Paulo foi o que mais pedidos de nacionalidade portuguesa recebeu em toda a rede consular portuguesa, totalizando 12.217 pedidos, praticamente o triplo do volume verificado no segundo posto com mais pedidos que foi o Consulado-geral do Rio de Janeiro, que recebeu 4.157 pedidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend