Panificadores do Grande ABC na FIPAN 2006

 

No stand da Perfecta Curitiba, na FIPAN 2006, diretores recebem visitantes do ABC.

 

Unindo toda a cadeia do food service, apresentando os mais diversos setores, o evento, como tradicionalmente vem fazendo, mostrou novidades como no segmento de Cozinhas Profissionais, o segmento de Máquinas e Equipamentos, o de Chocolates e o segmento de Tecnologia. Nos últimos três anos a FIPAN vem se destacando como a feira de alimentos de maior crescimento no Brasil. Focada exclusivamente no varejo independente de alimentos, a feira se consolida ano após ano como um evento verdadeiramente de negócios, mais de 53% dos visitantes são proprietários de estabelecimentos, portanto com poder de decisão. Atendendo toda a cadeia do food service (padarias, confeitarias, lanchonetes, restaurantes, mini-mercados, sorveterias e pizzarias), a FIPAN está posicionada como a maior Feira do Varejo Independente de Alimentos da América Latina e entre as cinco maiores do mundo. Dia 27 de julho os profissionais da panificação do Grande ABC marcaram boa presença em dois ônibus fretados pelo Makro Atacadista de São Bernardo do Campo. A visita à feira foi coordenada pela direção do SIPAN e AIPAN ABC (Sindicato e Associação dos Panificadores, entidades representadas pelos presidentes Antonio Carlos Henriques e José Paulino – respectivamente) e pelo gerente do Makro São Bernardo, Wanderley Arliani, que ofereceu no retorno, um coquetel no restaurante da loja em São Bernardo.

 

Ao Mundo Lusíada, Wanderley comentou que o setor é fundamental ao Makro, sendo um segmento importante e representativo à atacadista que promove este “passeio” pelo terceiro ano consecutivo, mantendo estreita ligação junto aos panificadores do ABC. Para o presidente do SIPAN, Antonio Carlos Henriques, a FIPAN é um evento anual extremamente importante, que atende São Paulo, o Grande ABC e ganhou importância nacional trazendo panificadores e fornecedores de todo o Brasil.

“Estivemos com cerca de 200 profissionais visitando a FIPAN neste ano e eu acho isso muito importante para podermos conhecer novos produtos, novos insumos e fazer contatos com perspectivas de bons negócios futuros”, disse Toninho referindo ao evento como sendo “o melhor do Brasil” para o setor. Os organizadores comemoraram o sucesso de uma feira que começou pequena e foi crescendo ao longo dos tempos, agregando valor ao setor, e mostrando que o evento tem objetivos comerciais, mas também possui objetivos políticos e de divulgação do setor, sendo de grande importância para o próprio poder público e a comunidade em geral, que passam a perceber a dimensão daquilo que o setor representa em nível de tecnologia, desenvolvimento de negócios e geração de emprego e renda. Sob todos os aspectos é um evento de sucesso, tanto comercial como político e econômico. A Fipan teve um início modesto, num espaço pequeno no Colégio São Luiz. Cresceu, ganhou dimensões nacionais e tornou-se a maior feira do setor de panificação, confeitaria e varejo independente no Brasil e na América do Sul. E é a quinta feira específica do setor em nível mundial, estando à sua frente somente a IBA, Alemanha; Europain, França; a Feira de Panificação de Las Vegas e a Feira da Espanha. Antero José Pereira, presidente da entidade promotora, considera a Feira Internacional da Panificação a maior feira setorial da América Latina. “Tivemos um crescimento de 20% de área expositora, com empresas de vários lugares do Brasil, que nunca expuseram na feira, além da Pakmaya, uma empresa da Turquia, do segmento de fermento”, disse lembrando que o setor sempre está à busca de novidades para inovar em seus estabelecimentos comerciais. “E este setor gera cerca de 550 mil empregos diretos em todo o Brasil, com um consumo per capita de 33 kg/pão por consumidor”, informou o presidente. Muitas novidades em maquinários, manuseio, lançamentos de novos produtos brasileiros e com receituário, novidades como os uniformes e luvas descartáveis, embalagens, produtos para consumidores finais, e até o “Café Orgânico”. Receitas de confeitaria, panificação e copa. Tudo isso teve o apoio da ABIP, AIPESP, SEBRAE/SP, FIESP e da Federação do Comércio de São Paulo. Como patrocinadores: a AmBev, Souza Cruz e SEBRAE-SP, além do SINDUSTRIGO, Unilever e Adams.

 

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