Pandemia prejudica associações portuguesas que comemoram aniversários sem festas presenciais

Pandemia prejudica associações portuguesas que comemoram aniversários sem festas presenciais

Só no mês de março comemoram aniversário de fundação, a Casa de Portugal do Grande ABC 36 anos, Casa de Portugal de Campinas 63 anos, e o Arouca São Paulo Clube 42 anos.
Por Odair Sene
Mundo Lusíada
Neste início de ano várias entidades comemoram aniversários em São Paulo. Para tentar marcar suas datas, vão promovendo “lives” e programas restritos. Normalmente entre fevereiro e abril muitos eventos são realizados sempre valorizando as datas de fundação das casas regionais, com muito público, shows musicais (folclore) e especialmente a culinária portuguesa.
Só no mês de março comemoram aniversário de fundação, a Casa de Portugal do Grande ABC fundada em 07 de março de 1985 completou 36 anos, a Casa de Portugal de Campinas Fundada em 28 de março de 1958 (faz 63 anos) e o Arouca São Paulo Clube fundado em 08 de março de 1979 completou 42 anos.
Arouca SP Clube 42 anos
Uma das casas regionais mais tradicionais de São Paulo, no “Dia Internacional da Mulher”,
08 de Março, o Arouca São Paulo Clube completou 42 anos! A casa dos arouquenses de São Paulo costuma realizar dois concorridos eventos na sua data máxima: uma sessão solene na quinta feira (da semana do aniversário) e o almoço no domingo seguinte, normalmente com a casa completamente lotada.
Na semana do seu aniversário a atual diretoria do Arouca divulgou nota na qual registra com tristeza não poder realizar suas atividades tradicionais justamente na sua principal data.
“Esse ano, por conta da pandemia do COVID-19, não teremos a Sessão Solene, onde sempre são homenageados baluartes da Comunidade Portuguesa em São Paulo, dentre eles, cidadãos Arouquenses, que aqui vivem e que muito fizeram e continuam fazendo pelo Clube, com o objetivo de que as tradições de sua terra continuem vivas!
O Arouca São Paulo Clube há 42 anos é uma referência entre as entidades Luso-Brasileiras e, neste dia, agradece a todos aqueles que muito trabalharam para elevar o seu nome, sejam diretores, colaboradores, sócios ou frequentadores de nossos convívios!
Parabéns ao Arouca São Paulo Clube! Viva o Arouca São Paulo Clube!
Que Deus permita que em breve, possamos nos encontrar em nossos almoços!
Saúde para todos! Saudações arouquenses.”
Casa de Portugal do ABC 36 anos
Com sua diretoria recém reformulada, com a volta do ex-presidente Paulo Freitas novamente à frente da diretoria depois de 6 anos de gestão do presidente Carlos José Rodrigues, a entidade também divulgou vários depoimentos de autoridades locais, principalmente da Câmara Municipal com mensagens de vereadores, e do prefeito andreense Paulo Serra.
O hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul, que é um tradicional parceiro da casa também divulgou mensagem enaltecendo a celebração dos 36 anos da entidade. “Queremos parabenizar pelas contribuições à comunidade luso-brasileira do ABC e por todo empenho em preservar a história e a cultura portuguesa no Brasil. Obrigado pela parceria de todos esses anos!”.
A diretoria também contou com um programa produzido na Rádio ABC que foi dedicado à casa e teve participação de membros da atual diretoria.
Também a presidente do Conselho Deliberativo, Márcia Maria Rodrigues divulgou uma nota parabenizando a entidade. “Parabéns Casa de Portugal do Grande ABC pelos seus 36 anos de fundação. Toda a minha gratidão pela oportunidade de participar da diretoria e da presidência do Conselho. Quantos amigos fizemos nesta casa, quantas festas e viagens inesquecíveis. Este ano a comemoração será diferente, à distância, mas com o mesmo carinho de sempre. Meus sinceros votos de muita saúde e que Deus e N.S. de Fátima continuem abençoando nossa Casa. Tim Tim”.
Centro Cultural Português de Santos
Com seus 125 anos no total, o Centro Cultural Português de Santos tem oficialmente sua data comemorada em dezembro, mas marca parte da sua história em janeiro – porque: em 25 de Janeiro de 2010, aconteceu a junção de duas entidades: o Centro Português de Santos e a Sociedade União Portuguesa, que se uniram oficialmente dando origem a uma única entidade: o Centro Cultural Português de Santos, que possui atualmente a sua sede na Rua amador Bueno, 188, na cidade de Santos, São Paulo. No dia 22 de fevereiro do mesmo ano, foi eleita a primeira diretoria, presidida por José Duarte de Almeida Alves, o atual presidente.
Casa de Portugal de Campinas 63 anos
Ainda em São Paulo temos em março o aniversário da Casa de Portugal de Campinas. Fundada em 28 de março de 1958, faz 63 anos e é atualmente presidida por Vagner Vieira. Uma das casas regionais mais importantes da Comunidade Luso Brasileira, a entidade divulgou em uma rede social que neste mês completa 63 anos de existência “sem comidas típicas, sem festa, sem fado e sem folclore”, e comunicou que terá divulgações de momentos registrados em outros aniversários.
O presidente Vagner Vieira assumiu a entidade em 1º de janeiro de 2020 e disse em depoimento ao Mundo Lusíada que jamais poderia imaginar que seu primeiro ano de gestão fosse limitado a quase nada em termos de frequencia de público e receitas. “Um ano atípico para todos. Uma situação que modificou hábitos da população mundial, desfez crenças e trouxe incertezas. Todos no mesmo mar em barcos diferentes”, disse.
Segundo o presidente, a Casa está sobrevivendo sem eventos, sem recursos, mas com os meios informáticos e mantendo contato com seu público frequentador, utilizando bem as redes sociais para contato, “mas a alegria e calor humano das boas prosas, das risadas, dos abraços, nos faz muita falta”.
Contando com a colaboração da esposa Lilian e dos seus diretores, o presidente disse ter um sonho de levar o folclore português aos bairros da cidade. “Que façamos um presente cheio de esperança e prosperidade”, disse.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: