Padre Antonio Maria recebe Fafá de Belém para almoço beneficente na Casa de Portugal do ABC

Por Vanessa Sene
peantoniomaria_fafabelemA Casa de Portugal do Grande ABC promoveu a 17ª edição do almoço beneficente em prol das obras assistenciais do Padre Antonio Maria. Duplas sertanejas, fado com a Gloria de Lourdes, e uma surpresa toda especial marcaram a edição deste ano. O Padre Antonio Maria recebeu a cantora Fafá de Belém, numa rápida passagem pelo palco da Casa de Portugal, interpretando três canções que emocionaram o público.
“Ficamos muito contentes de fazer essa festa, muita gente coopera mesmo, temos uma grande turma da parte do padre e mais a nossa diretoria, com vários amigos que sempre colaboram” diz o presidente da entidade Carlos Rodrigues confirmando que além de um público de 600 pessoas, o evento contou com a doação de muitos itens para o bingo recheado de presentes, e até do cardápio servido. Além da típica bacalhoada da casa, os presentes ganharam doces típicos e sorvetes.
A casa também teve a grata surpresa de receber a Fafá, a entidade ficou imbuída de não divulgar a sua presença a ninguém. “Vai ser um presente, é a primeira vez que ela vem à Casa de Portugal do ABC” disse o presidente antes do show, e agradeceu. “Estão todos de parabéns na nossa diretoria, o pessoal do padre também que nos ajudou muito”.
Recebendo o Mundo Lusíada com exclusividade no camarim, a Fafá de Belém falou sobre a amizade com o Padre Antonio Maria. “Adoro ele, acho que o Padre Antonio Maria tem uma delicadeza, uma leveza, uma relação muito forte com Maria”.
Segundo ela, a partir dos projetos envoltos da Irmã Dulce, ela conheceu o padre na Bahia e também já participou do seu programa. “Passei aqui para dar um beijo nele e cantar para ele em prol das crianças, e também para a comunidade portuguesa que é sempre uma alegria. É rápido mas é de coração”.
De surpresa, o padre fez uma singela homenagem à Fafá, quando cantou a canção “Eu sou de lá”, sobre a festa do Círio de Nazaré, tida como a maior procissão católica do mundo que acontece no Pará. Fafá de Belém entrou no palco para complementar a cantoria, surpreendendo todos os convidados que não sabiam da rápida visita da cantora. “Ele disse que tem uma surpresa que não sei qual é, mas já agradeço, tudo o que vem dele é só amor” disse Fafá pouco antes de subir ao palco.
Durante a tarde, duplas sertanejas e outros cantores passaram pelo palco da casa animando o almoço, como a fadista Gloria de Lourdes. O evento foi encerrado com o sorteio dos últimos itens do palco, além do sorteio mais esperado, da imagem de Nossa Senhora de Fátima, coroada ao final do evento envolto à música “Ave Maria”, com toda diretoria e promotores do evento no palco da casa.

Padre se emociona em entrevista e pede apoio para novo projeto
No camarim, o padre Antonio Maria conversou com o Mundo Lusíada sobre um dos eventos mais disputados do ano na Casa de Portugal do ABC. “É uma benção esse evento, são tantos anos que até já perdi a conta. E realmente sempre vem gente nova, isso é uma alegria muito grande, saber que a gente pode unir o útil ao agradável, saber que podemos estar juntos, comer um bacalhau, tomar um bom vinho ouvindo música, e é útil porque está ajudando uma obra de crianças que temos em Extrema, a Casa Lar São João Menino”.
O padre informou que a obra da casa já chegou ao teto, precisando agora do reboque e da cobertura para finalizar a obra. O espaço conta com dormitórios, cozinha, brinquedoteca, refeitório, salas para psicóloga e assistente social. “Esta festa é de grande ajuda sempre, dá um embalo forte, tenho que agradecer a Deus por essa comunidade portuguesa tão linda no ABC que nos oferece essa grande possibilidade”.
As casas lares só podem acomodar 20 crianças, por lei, e atualmente o lar atende em média 15 crianças, mas os casos diferem porque algumas permanecem por um curto período enquanto outras permanecem por anos. “Claro que essas crianças não ficam a vida inteira ali, são crianças que estão precisando de um novo lar enquanto o lar delas não se arranja, porque as vezes o pai está preso ou a mãe está nas drogas. E tem crianças que os pais perdem a guarda e poderão ser levadas pela avó ou tia, ou poderão ser adotadas, e nós preparamos o caminho. É tão lindo ver como essas crianças chegam e como elas estão hoje, é um trabalho que vemos palpavelmente a diferença, é o amor, é Deus” diz o padre relatando que o lar poderia acomodar o dobro de crianças, mas a lei não permite, para que não se perca o sentido de família.
Pensando no futuro, o padre disse que a obra não é sua e permanecerá caminhando sempre. “Desculpem, não quero me comparar porque não sou digno de dizer o nome dela, mas penso na Irmã Dulce que conheci tão de perto, e ela dizia: a obra não é minha, é de Deus. E vejo depois da morta da beata irmã Dulce, a obra dela cresceu muito. Então, eu acredito que como a nossa obra é de Deus vai crescer também mesmo que um dia eu tenha que descansar, ou aqui ou no céu” diz emocionado o padre aos 71 anos.
Para o sucesso da festa, ele conta com uma equipe que desempenha um papel fundamental na organização, além das irmãs que junto com algumas crianças participam da festa todo o ano. “Essa equipe realmente é o motor, não sei o que dizer para agradecer, são pessoas que se entregaram mesmo” disse ele sem citar nomes para “não falhar”. Mas apontou a dedicação de anos dos participantes seja na cozinha, nas barracas, na organização. E aproveitando que a festa este ano caiu no Dia de Nossa Senhora das Graças, comentou: “essas pessoas são graças de Deus para nós”.
Elogiando também a comunidade portuguesa, Antonio Maria fala de um carinho recíproco e uma gratidão. “Tenho um orgulho muito grande dos meus pais serem portugueses, os portugueses são almas maravilhosas, não é por nada que Nossa Senhora apareceu em Fátima, altar do mundo”.
O próximo ano será também especial, porque Portugal vai receber a visita do Papa Francisco, e o padre Antonio Maria viaja para Fátima em 2017 nos 100 anos das aparições. “Eu estarei com um grupo de peregrinos do dia 02 ao dia 10 de maio, e a ida do Papa será mais um testemunho do amor que ele tem a Nossa Senhora, vai ser uma grande benção. O Papa Francisco está sendo um novo Cristo de verdade” diz ele que já teve oportunidade de estar em dois encontros com este Papa.
Por fim o padre comentou sobre a atração surpresa da festa, a Fafá de Belém, quem conhece há muitos anos. “É uma menina, porque o jeito dela é de menina, que tem um grande amor a Nossa Senhora. Ela tem feito um apostolado muito grande lá em Belém no Círio de Nazaré, tem levado muitas pessoas da TV e do teatro para ver o Círio, porque o Círio tem que ser visto, não dá para explicar” comenta o padre, elogiando o jeito festivo da cantora.

Apoio em Jacareí
Em Jacareí, o padre Antonio Maria também participa do projeto da Casa Santuário Nossa Senhora do Novo Caminho. Todo dia 11 de junho, ele celebra uma missa e conta com uma grande equipe que organiza e cozinha também para a festa em prol das suas obras. A pedra fundamental que será colocada no dia 11 veio do Vaticano e é do túmulo de São Pedro, segundo descreveu o padre.
Logo_Galeria-de-Imagens“Nós estamos precisando de ajuda para construir a casa do Santuário Nossa Senhora do Novo Caminho. Empresários que pudessem nos ajudar, com dinheiro mesmo, para Nossa Senhora e para as crianças eu peço. Eu, graças a Deus, não preciso de nada, tenho meus filhos, meus netos, meu carrinho que me leva para cima e para baixo. Aliás, a única coisa que tenho no meu nome é esse carro que meu sobrinho me comprou, graças a Deus não tenho nada meu. Mas eu sou feliz porque não preciso, eu tenho tudo, eu tenho amor” finalizou o padre em meio a lágrimas de emoção.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: