Os 97 anos de Joaquim Brites no Centro Cultural Português de Santos

Durante o “parabéns”, integrantes da Comunidade Portuguesa com os familiares juntos cantaram e aplaudiram Joaquim Brites.

Mundo Lusíada

O presidente do Centro Cultural Português de Santos, José Duarte de Almeida Alves, juntamente com sua diretoria recepcionaram o ilustre português Joaquim da Rocha Brites na sede cultural da entidade na noite de 12 de janeiro de 2019.

Destaque para uma pintura a óleo inaugurada fixada no belo Salão Camoniano da entidade, para perpetuar a imagem e a presença dessa figura muito querida no seio da comunidade portuguesa e que foi sempre muito importante para várias entidades luso-santistas.

Joaquim da Rocha Brites nasceu na freguesia de Bustos, em Portugal, no dia 12 de janeiro de 1922 e chegou ao Brasil aos 13 anos de idade, em 1936, fixando residência em Santos, onde estudou e se formou contador.

Participou de várias entidades luso-brasileiras como Elos Clube de Santos, Associação Atlética Portuguesa, Clube de Regatas Vasco da Gama, Sociedade Portuguesa de Beneficência, etc.

No âmbito econômico, teve presença em refinarias e ajudou para a vinda de grandes grupos econômicos para a região como Cosipa, Dow Química, Ultrafertil, etc. Recentemente trouxe para a região mais um empreendimento portuário através de negociação com a Joint Venture formada por Triunfo e ALL.

Joaquim Brites também já foi homenageado pelo Consulado Honorário de Portugal em Santos, em solenidade no Centro Cultural Português, quando recebeu condecoração do Governo de Portugal através da entrega da Comenda da Ordem de Mérito, pelo então Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e na presença do então Cônsul Armênio Mendes.

Mais recentemente, no último dia 23 de dezembro, Brites foi homenageado quando a comunidade portuguesa mais uma vez compareceu em bom número no Salão Nobre do Paço, na cerimônia para outorga de Diploma e a “Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva” ao empresário português. A homenagem é a maior honraria concedida pelo Município a cidadãos que têm relevantes serviços prestados à Santos.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa esteve presente e disse que Brites é um “exemplo de referência para todos nós de dedicação e superação. Soube acumular suas conquistas, mas sobretudo, soube retribuir à Cidade que o acolheu”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend