Novo site do Consulado de Portugal São Paulo promete uma “melhor experiência”

Da Redação

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo anunciou o lançamento de um novo site, e um novo sistema de agendamento que já está no ar, para “providenciar uma experiência melhor, e com informação mais simples e direcionada” aos utentes.

Agora todas as informações sobre todos os atos consulares realizados se encontram numa única página. O endereço da nova página é saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/.

Site antigo – Em caso de pedido de ato consular realizado no nosso site antigo, ele será realizado normalmente. A partir de 11 de abril, todos os novos pedidos de atos consulares não presenciais deixarão de ser feitos através do site antigo. Consulte a página de serviços consulares para saber como proceder para requerer um ato consular não presencial.

Agendamento – Se realizou um agendamento até ao dia 10 de abril no site antigo, ele mantém-se marcado. A partir de 11 de abril, todas as novas marcações devem ser realizadas no novo sistema de agendamento online centralizado.

No novo modelo de site, pode consultar todas as Permanências Consulares realizadas por toda a rede consular de Portugal no Brasil na página >>

Em 2021, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo realizou 10 permanências consulares, num total de 59 dias, nas quais foram atendidos 1.268 utentes. Para 2022, estão programados 26 permanências consulares, em 10 localidades, totalizando 72 dias.

O novo site segue o modelo instituído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em toda a sua rede, e promete uma maior integração da informação e melhor navegabilidade também. Mas o consulado ainda mantém os vários canais de comunicação diretos, disponível na página de contatos, e para a comunidade de Santos aqui >>

Assistência consular 

A rede consular portuguesa é a mais extensa de qualquer país representado no Brasil, contando com 11 postos, de norte a sul. São eles os Consulados Gerais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia, o Consulado de Belo Horizonte, os Vice-Consulados de Belém do Pará, Fortaleza, Recife, Curitiba e Porto Alegre, o Escritório Consular em Santos, além da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília.

Desde 2019, houve aumento de 50% na capacidade de atendimento no Consulado Geral em São Paulo. Atualmente são atendidas até 4.800 pessoas por mês, cerca de 240 pessoas por dia. “Tal foi possível através da abertura de dois novos balcões de atendimento e do alargamento do horário de atendimento. Trabalhamos constantemente para servir mais e melhor a nossa imensa comunidade” informa o Consulado.

Em 2021 o Consulado Geral de Portugal em São Paulo processou 20.826 Cartões de Cidadão e 20.576 Passaportes Eletrônicos; além de 5.006 processos de nacionalidade (filhos); foram também realizadas 4.287 transcrições de casamento.

“Disponibilizamos uma agenda de médio prazo e uma agenda de curto prazo.Todos os meses liberamos 2500 vagas na agenda de médio prazo. Todas as quinzenas liberamos um mínimo de 200 vagas na agenda de curto prazo. Para além disso, disponibilizamos também todas as vagas resultantes de cancelamentos ou remarcações. Se não puder vir ao Consulado no dia do seu agendamento, é muito importante que nos comunique a sua indisponibilidade, tanto para podermos reagendar a sua marcação, como para que esse horário possa ser aproveitado por outra pessoa. A nossa comunidade é enorme e a demanda intensa – contamos consigo para ajudar a todos”.

A jurisdição do Consulado de São Paulo abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A área geográfica abrangida é de cerca de 605 mil km2, aproximadamente 6,7 vezes a dimensão de Portugal.

Recentemente em entrevista ao Mundo Lusíada, o cônsul adjunto Jorge Marques falou sobre aumento significativo da demanda durante a pandemia, e do lançamento de novos balcões e o novo site para melhorar serviços consulares em São Paulo.

3 Comments

  1. Infelizmente, os emigrantes portugueses sofrem com os serviços consulares.A 1 ano e três meses esperando pela nacionalidade de meu filho menor de idade…

  2. Como está dificil marcar uma agendamento para a renovaçao do passaporte, estou perdendo o sono com isso. Não consigo de jeito nenhum!!!!

  3. Infelizmente, mais de 3 meses tentando agendamento, tanto no antigo que não parava em pé, quanto neste que até o momento se mostrou apenas mais bonito. Sem condições, eu não consigo ver estas vagas ditas disponibilizadas, nem nas quinzenas, nem no mês. Estou quase 12 horas por dia em frente ao site para tentar calendario, sem sucesso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: