Novo Espaço Portugália marca aniversário de 93 anos do Clube Português de São Paulo

Por Vanessa Sene

EspacoPortugalia_ClubePortugues93Anos

Na noite de 23 de agosto, o Clube Português de São Paulo esteve todo decorado para a festa de comemoração dos seus 93 anos de fundação. Entre os presentes, diversos representantes da comunidade portuguesa, o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
Ao Mundo Lusíada, Cesário afirmou que a direção da casa renova a entidade. “É uma instituição de referência, a mais antiga instituição associativa portuguesa em São Paulo, já estive aqui várias vezes, inclusive no aniversário, mas verifico que está de cara lavada, está bonito”.
Teve destaque no evento a inauguração do novo espaço do clube, o Espaço Portugália, jardim ambientado ao lado do salão de festas, no segundo andar, que encantou o público. Além do projeto do arquiteto Marcelo Diez Pedroso, aguardava o público no novo espaço ao ar livre o Trio da Minha Aldeia, de brasileiros cantando e tocando fado.
“Estávamos com esse espaço sem utilidade nenhuma, tinha aqui duas piscinas que não vinha ninguém, e depois que foram construídos vários prédios em volta, acabou mesmo a piscina. E pensei em aproveitar esse espaço, acho que cada instituição tem que ter coisas bonitas para a comunidade. Chamei o arquiteto, que por sinal é meu genro, apresentei o projeto dele para a diretoria, eles adoraram e executei o projeto” conta o presidente da casa Rui Fernão Mota e Costa. “A nossa comunidade está precisando de coisas bonitas assim. E sendo o Clube Português a apresentar, fico muito feliz”.
Segundo ele, a inauguração foi do agrado de todos, de acordo com os comentários positivos e parabéns recebidos nesta noite. A ideia é trazer apresentações e atividades para essa área externa do clube. “A partir de hoje, vamos começar a ter ideias, e pensar em eventos para este espaço também. Até agora foi para terminar a obra, e queria que a inauguração fosse hoje. Conseguimos. Agora vamos começar a pensar em utilizá-la da melhor forma possível”.
Apesar o alto custo, Rui Mota não considera que o clube teve um gasto com o novo espaço, mas sim que fez um investimento. O projeto, que partiu da ideia do próprio presidente, deu amplitude ao salão principal. Ele ainda mencionou o novo trio de fado, que esteve recentemente no clube e a diretoria gostou muito do que ouviu. “As vezes trazemos um cantor famoso, se gasta uma fortuna, e não agrada. É tão gostoso dar oportunidade para essa gente jovem. Os grandes já estão feitos na vida, eles que precisam de um empurrão para seguir em frente”.
Durante a noite, Rui Mota falou sobre a modernidade aliada a tradição da instituição mais antiga de São Paulo, em sua trajetória. “A ideia é estar sempre em evolução. Estamos hoje num mundo globalizado e não se pode parar. O Clube Português ficou muitos anos parado, agora tem que recuperar o tempo perdido e ir em frente. É para isso que estou aqui” diz o presidente.
“Parece engraçado. Normalmente o antigo quer dizer velho. E o Clube Português é a entidade mais antiga de São Paulo e está cada dia mais moderno. É um contrassenso. Temos que trabalhar sempre para a evolução das coisas, isso é um patrimônio muito valioso, são as nossas tradições” diz ele que conheceu a sua esposa no próprio Clube Português.
No cardápio desta noite requintada, foi servida uma salada com lascas de pato e favas, posta de bacalhau e arroz com amêndoas, e batatas e alho confitado, na sobremesa pudim de abade, preparado pela nova Chef do Buffet Morenos, Dani La Grecca. O restante da noite foi animada pela banda Brega & Chic.
Logo_Galeria-de-ImagensDurante o jantar, um vídeo exibido em telão, preparado pela Biblioteca do clube, reuniu fotos antigas desde a fundação da entidade acompanhadas de um depoimento do atual presidente, relatando as histórias desde 1920. “Estou muito feliz por essa gente toda aqui, o Clube Português merece ser prestigiado” finalizou o presidente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: