Nos 144 anos, Beneficência Portuguesa de Campinas abre exposição cultural com peças históricas

Livro de Visitas centenário datado de 1873 que leva a assinatura original de D. Pedro II

Da Redação

Para marcar os 144 anos de prestação de serviços de saúde para Campinas e região, a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência abre as portas do hospital para o público visitar a exposição “Nossa história, sua história”. Mais de 30 peças estarão expostas no Salão Nobre que retratam as mais de dez décadas de atuação da instituição filantrópica. A visitação é gratuita.

De 28 de agosto a 1º de setembro de 2017, das 8 às 17 horas, serão exibidos livros, como o de Visitantes datado de 1873 que leva a assinatura original de D. Pedro II, da sua filha, a Princesa Isabel, e do Conde d’Eu, marido da princesa. Diversas fotos, medalhas, louças que eram usadas no hospital quando iniciou suas atividades, também integram a exposição. “Foi um trabalho que envolveu não só o Hospital, mas também os sócios-remidos, que trouxeram muitas peças para agregar a nossa primeira exposição”, afirma Fátima von Zuben, supervisora do Serviço de Atenção aos Remidos e responsável pela organização dos artigos da mostra.

No dia 26 de agosto, às 17 horas, acontece uma missa solene, na Capela da Beneficência e, logo após, o coral Mokiti Okada faz uma apresentação em homenagem à instituição. Neste dia, os convidados terão a oportunidade de conhecer em primeira mão a exposição “Nossa história, sua história”.

Atualmente, 13.200 pacientes são internados por ano, amparados por 16 especialidades médicas no Hospital Beneficência Portuguesa. No mês mais de 9 mil pacientes são atendidos no Pronto Atendimento 24h e no ambulatório da ortopedia são mais de 2.500 atendimentos. São realizadas no hospital aproximadamente 500 cirurgias no mês. Os leitos oferecidos no total são de 134 unidades, sendo 30 de UTI.

A Beneficência possui o certificado de Acreditação (nível 1) pela qualidade em todos os serviços prestados aos usuários cedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão credenciado pelo Ministério da Saúde. É uma instituição filantrópica, portanto, parte de seu atendimento é voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital mantém parceria com o município de Campinas nas áreas de Hemodiálise, Oftalmologia e Diagnóstico por imagem. Por parte do Ministério da Saúde, a instituição é autorizada para a realização de Transplantes de Medula Óssea (TMO) do tipo autólogo, quando a medula ou as células precursoras de medula provem do próprio indivíduo.

Serviço
Beneficência Portuguesa de Campinas – 144 anos

Exposição “Nossa história, sua história”

Data: de 28 de agosto a 1º de setembro de 2017

Horário: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas

Local: Hospital Beneficência Portuguesa – Salão Nobre

Endereço Rua Onze de Agosto, 557 – Campinas-SP

Informações: (19) 3793.4000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend