Noite de Fados com Maria de Lourdes reuniu comunidade no Centro Português de Santos

Por Odair Sene

Em 26 de outubro, o Centro Cultural Português de Santos promoveu uma Noite de Fados com a participação da cantora Maria de Lourdes, o evento aconteceu no imponente Salão Camoniano e reuniu um ótimo público.

O presidente da casa José Duarte falou sobre a programação voltada para a cultura portuguesa. “Nós interrompemos as Noites de Fados por alguns anos, tivemos a restauração desse prédio, então em uma certa altura deixamos de fazer algumas festas. Mas nosso objetivo é nunca deixar o folclore e o fado de lado, isso é um patrimônio da nossa cultura” disse o presidente do CCP.

Retomando as atividades “em pleno”, Duarte disse que após as reformas o espaço conta com teatro, salão Camoniano e salão social adjacente. “Com certeza, o Centro Cultural Português dará uma prioridade ao fado, porque enche os nossos corações. Temos que dar esse apoio, e ao longo do ano de 2020, vou fazer vários espetáculos aqui”, diz comentando sobre a casa estar “completamente lotada” e convites esgotados para esta noite.
“É gente que gosta realmente do fado. Por isso, nós vamos dar apoio ao fado” disse. Segundo ele, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas tem apoiado a entidade na realização desses eventos. “Durante o ano temos um calendário, e pelo menos três ou quatro vezes vamos promover o fado em 2020”.

Segundo ele, os artistas de São Paulo e Rio são de grande qualidade, comentando que não é necessário trazer artistas de fora do país, até por ser “inviável” comentou. “Fazer uma festa e pagar um artista de Portugal para que venha aqui é quase inviável, temos que fazer uma festa só para pagar o artista”, comentou Duarte dizendo que precisa prestigiar “os que temos”.

Segundo ele, a casa não visa “lucro”. “O Centro Cultural está numa fase que não pode ter prejuízo, mas não precisa ter lucro. Fazemos evento para proporcionar a comunidade portuguesa e aos nossos associados um evento de classe A. É isso que nós queremos” diz Duarte sem “menosprezar” artistas de Portugal, mas valorizando os artistas que estão no Brasil, alguns até “abandonados, com fome de cantar” havendo também músicos muito bons, declarou. “Eu vi a Maria de Lourdes há algum tempo em um evento, ainda com o nosso cônsul geral Paulo Lourenço, admirei muito o show dela e prometi que a traria aqui. E vou trazer outros com certeza”.

Ao invés do jantar propriamente, a casa quis fazer uma experiência diferente trazendo a ideia de uma Adega, mas de luxo. Assim, de forma convidativa, foi servido diversos petiscos portugueses com fartura. O buffet Fontoura (muito bem conceituado na região) mais uma vez foi o responsável pelo serviço.

Fadista agradecida

A fadista convidada desta noite, que canta fado há 50 anos, começou muito jovem no folclore e depois seguiu no fado. Ao Mundo Lusíada, Maria de Lourdes falou sobre o apoio de associações ao gênero português, destacando que a maioria das casas luso-brasileiras promove somente o folclore. “Eu adoro o folclore, mas é o folclore que predomina geralmente nessas festas. Muitas vezes o ambiente não propicia, eu sei que poucas casas regionais levam fadistas. Se dependesse das casas regionais, eu não cantaria”.

Dessa forma, elogiou a iniciativa da casa em promover o fado também. “Eu dancei por cinco anos no folclore, canto no meu show músicas do folclore, mas deveriam prestigiar mais o fado, propiciar noites com o fado, o público de bom gosto gosta de fado e das boas fadistas”.

De volta a Santos, Maria de Lourdes disse que já esteve há muitos anos no Centro Português de Santos com o saudoso Mario Rocha. “Hoje estou com o jovem Vinicius Rocha, um talento da música, da guitarra e da voz, é um excelente fadista, e o José Carlos Rudiero, esse é do meu tempo”, brinca.

No repertório, a fadista faz aquela interatividade para cantar sempre o que o público quer ouvir. “Não tenho um show montado, eu canto de acordo com o gosto das pessoas e meu gosto também, e dos músicos porque eles tem o repertório deles, então a gente intercala” diz a cantora que prometeu agradar a todos nesta noite especial.

A noite foi excelente e Maria de Lourdes foi muitíssimo aplaudida pelo público que cantou junto, muitas das canções, mostrando que este tipo de programa é ótimo e segue agradando o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend