Noite de Fados com bom público no ABC Paulista

Por Vanessa Sene
Mundo Lusiada

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, durante sua passagem por São Paulo, esteve na Casa de Portugal do ABC, e ao lado do presidente da casa Paulo Freitas, agradeceu a recepção de todos.

Na noite de 28 de outubro, a Casa de Portugal do Grande ABC promoveu a sua tradicional Noite de Fados, e contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. Entre suas deslocações em São Paulo, Cesário fez questão de estar presente, pela segunda vez, na entidade. “Nesta casa já não entrava há alguns anos. Fico satisfeito de ver que está de cara lavada e cheia de projetos” declarou o secretário, que no mesmo dia esteve reunido com empresários no Consulado Honorário em Santos, depois seguiu para a Associação Portuguesa de Desportos, antes de se deslocar até Santo André, no ABC Paulista.
“É um grande esforço dele de chegar aqui, ficamos satisfeitos pela visita” afirmou o presidente da casa Paulo Freitas, que falou da importância da divulgação das atividades da entidade ao representante do governo português.
O evento aconteceu na Taberna Minhota do Clube, segundo o presidente, por ser mais aconchegante, e contou com comidas típicas portuguesas, como o caldo verde, o bacalhau ao forno e muito vinho português, regado ao som do fado. A atração da noite foi a fadista Maria Emilia, uma jovem de 20 anos, brasileira que reside em Portugal desde 08 anos de idade, quando começou a cantar de muito ouvir por influência do pai, o guitarrista Vanderlei Lopes. “Eu fui massacrada com o fado quando era criança, no bom sentido. Meu pai ouvia sempre então cresci a ouvir todos os dias, de manhã à noite, era só fado. Como meu pai toca, eu ia com ele para os fados e surgiu daí o interesse de cantar”.
Com família em São Paulo, Maria Emilia sempre vem ao Brasil para shows e para rever os familiares. Nesta temporada, fez ainda apresentações no Rancho 53 e Restaurante Bacalhoeiro. Em Lisboa, ela estuda Psicologia durante o dia, e trabalha cantando todas as noites, onde sempre há público a espera do fado.

A fadista Maria Emília, jovem brasileira que reside em Portugal e canta o fado desde os 08 anos de idade, animou a noite na Taberna Minhota que lotou na Casa de Portugal do ABC.

Comentando a respeito da falta de apoio que alguns fadistas encontram no Brasil, Maria Emília acredita que não se pode apenas criticar. “Se as pessoas não procurarem, o apoio não vem bater a porta. Temos que correr atrás, aqui tem campo e o fado anda bem divulgado aqui. Mas acho que poderia ter mais interesse” disse ela, comentando que o Fado no Brasil deve ser apresentado diferente. “É difícil manter o fado aqui, que é mais aquele fado turístico. Se as pessoas não cantarem isso é difícil sobreviver. O brasileiro é animado e as pessoas querem animação, e manter o fado aqui só assim, não vejo outra maneira”.
Segundo ela, Portugal vive uma outra realidade. “Lá vivemos do ‘fado-fado’, aquele fado mais triste. Não é um espetáculo, entras no palco e dá o seu todo e o público em silêncio não faz um barulho. Aqui é difícil haver este momento, o público respeita de forma diferente” afirma a fadista, que nesta noite fez um espetáculo interagindo bastante com o público. Num destes momentos, a fadista declarou que gosta daquele “fado-fado”, ou seja, “o que vocês chamam aqui de dor de corno”. A descrição arrancou risos da platéia.
Segundo ela, que tem como ídolos Maria da Fé, Fernanda Maria, e de São Paulo admirava a fadista Maria Alice, deve voltar para o Brasil em maio do ano que vem. “Gosto de cantar lá onde estou mais habituada, mas é bom quando venho para cá, é aquela alegria”.

Quim Barreiros e Canário no ABC

A Casa de Portugal aguarda o cantor Quim Barreiros para apresentação em sua sede, em 19 de novembro, para o evento “Uma Noite em Portugal”. Depois disso, a entidade encerra sua programação com um almoço, no dia 03 de dezembro, com a presença do cantor português Canário, que dará uma canjinha para os presentes, no ambiente externo da entidade.
Ainda, a Casa de Portugal do ABC decidiu cancelar a sua Ceia de Natal, depois de datas repetidas na comunidade portuguesa, e decidiu comemorar seu fim de ano com um cruzeiro. O final de semana em alto mar já reuniu 40 pessoas, entre diretoria e amigos do clube, e sairá de Santos dia 09 de dezembro, indo até Búzios, no Rio de Janeiro. “A nossa confraternização vai ser com uma viagem” informa o presidente Paulo Freitas, convidando aos amigos a se juntarem ao grupo. Para saber mais, entre em contato com a Numatur Turismo, pelo telefone (11) 4994-4000.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: