No Rio, entidades portuguesas organizam Festival de Folclore de bairro

Por Igor Lopes

A Casa das Beiras do Rio de Janeiro foi palco do segundo Festival de Folclore das casas regionais portuguesas localizadas no bairro da Tijuca, Zona Norte da cidade, no dia 16 de setembro.

O evento, marcado pela grande afluência de público e pelo empenho dos componentes dos grupos, contou com a participação dos ranchos folclóricos Benvinda Maria, da Casa das Beiras; Almeida Garrett, da Casa de Vila da Feira e Terras de Santa Maria; Guerra Junqueiro, da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro; Armando Leça, da Casa do Porto; e Padre Tomás Borba, da Casa dos Açores.

Segundo José Henrique, presidente da Casa das Beiras, o Festival deve ser visto como um momento de confraternização da comunidade-luso brasileira.

Por sua vez, Ernesto Boaventura, idealizador do Festival, que acontece anualmente, reforçou que a ideia é que as casas regionais localizadas na Tijuca se fortaleçam.

Durante a apresentação do rancho da Casa do Porto, Manuel Branco, mostrou-se satisfeito com a iniciativa e sublinhou que as entidades portuguesas na cidade maravilhosa devem estar unidas, principalmente para divulgarem o folclore português.

Homenagem aos Poveiros

Um dos momentos de maior emoção do Festival foi quando o rancho da Casa das Beiras homenageou Carlos Santos, ex-presidente da Casa dos Poveiros, que faleceu em julho deste ano. Por esse motivo, o rancho folclórico Eça de Queiroz, da casa poveira, que está também localizada na Tijuca, não participou do Festival.

Gloria Santos, viúva de Carlos, ficou emocionada com a homenagem, que contou ainda com apresentação da dança “Raparigas Portuguesas” pelo grupo Benvinda Maria. A canção é usualmente interpretada pelo rancho da Casa dos Poveiros.

“Obrigado pela homenagem ao Carlos. Onde quer que ele esteja, com certeza está sorrindo e alegre com essa homenagem. Vocês foram maravilhosos. Agradeço à Casa das Beiras e aos demais grupos hoje aqui presentes. Foi lindo”, afirmou Gloria.

O encontro teve também apresentação do grupo Amigos do Alto Minho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend