No Clube Português, filme “Camões” abre eventos em São Paulo

Por Eulália Moreno

Para Mundo Lusíada

No passado dia 8 de Junho, no Clube Português situado a Rua Turiassú, na capital paulista, tiveram início os eventos alusivos ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com a projeção do filme “Camões” no salão Veríssimo daquela associação.

À entrada, dois arranjos de flores enfeitavam o busto em mármore do poeta português, de autoria de Rodolpho Pinto do Couto. O presidente Rui Fernão Mota e Costa saudou os presentes agradecendo pela presença em mais esse encontro promovido pelo Centro de Estudos Luis de Camões cujo responsável o professor João Alves das Neves por se encontrar ausente em Portugal foi substituído pela Bibliotecária do Clube Português, Águida Aguiar.

Seguiram-se as palavras de Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, que referiu a importância do 10 de Junho para portugueses, luso-descendentes e amigos de Portugal não esquecendo a grande importância das Comunidades Portuguesas: “Representamos uma parcela do povo português nem sempre lembrada ou reconhecida pelos nossos governantes mas que mesmo longe da Pátria a honrou e dignificou com o seu trabalho”. A atual crise econômica portuguesa não foi esquecida: “Algumas vezes fomos chamados a contribuir  para melhorar as condições de vida do nosso país. E se isso voltar a acontecer, estamos disponíveis para tudo o que nos for pedido. E comemoremos com muita alegria e orgulho este nosso dia”, apelou.

A escritora Raquel Naveira declamou alguns versos de sua autoria em homenagem a Camões, e a sessão de cinema teve início para a platéia que lotou o salão.

O filme Camões data de 1946 tem a realização de Leitão de Barros e a produção de Antonio Lopes Ribeiro. No elenco, dentre outros, Antonio Vilar, Eunice Muñoz, João Villaret, Carmen Dolores, Antonio Silva e Vasco Santana.

Depois da sessão teve lugar uma confraternização quando foram servidas pela equipe do Buffet Moreno´s as iguarias preparadas pelo chefe Fernando Barão: escondidinho de polenta com cogumelos, bolinhos de bacalhau, batata recheada com creme de queijo, croquetes de mandioquinha com carne seca e caldo verde. Para beber, vinhos brancos e refrigerantes.

Satisfeito com o sucesso de mais esse encontro, o presidente Rui Fernão Mota e Costa declarou ao Mundo Lusíada que o Clube Português conjuntamente com o Centro de Estudos Luis de Camões continuará com as suas atividades voltadas para a promoção e divulgação da cultura, da história e da língua portuguesa como tem sido ao longo dos seus quase 91 anos de existência. “O Clube desde a sua fundação tem um passado de glórias que nos orgulha e temos a obrigação de dar continuidade, o que procuramos fazer com muita dedicação e trabalho”.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: