No Brasil, comunidade portuguesa comemora Dia de Fátima

Da Redação Mundo Lusíada

Foto Maria Alice

No Brasil, a comunidade portuguesa fez sua programação para comemorar o Dia de Nossa Senhora de Fátima, oficialmente lembrado em 13 de maio. Em São Paulo, Santos e ABC Paulista, a comunidade contou com a imagem de Fátima das paróquias locais para reunir a comunidade e promover a tradicional procissão neste ano.

Nos dias 10, 12 e 13 de maio, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré em São Paulo, promoveu sua tradicional festa em homenagem à padroeira de Portugal e aos pastorinhos Jacinta, Lúcia e Francisco, que participaram das aparições em 1917.

A festa, que sempre conta com grande número de fiéis e integrantes da comunidade portuguesa, está presente no calendário oficial da cidade de São Paulo por sua importância religiosa. O Santuário foi construído em 1940 e foi o primeiro erguido fora de Portugal.

Criada pela comunidade, a festa trouxe uma característica muito especial contando com diversas barracas de comidas típicas portuguesas e tradicionais petiscos e doces. Além de contar com barracas de comidas diversas, o evento trouxe apresentação do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello. Em todos os dias, o evento foi iniciado com missa e orações, a procissão de velas aconteceu na terça, dia 12. E no dia seguinte, a procissão do Adeus, em meio a queima de fogos, encerrou a festiva.

No litoral de São Paulo, a Casa de Portugal de Praia Grande, através da sua diretoria comandada pelo presidente Reinaldo Ferreira, também promoveu em 13 de maio uma procissão em louvor à Nossa Senhora de Fátima, além de uma missa na Av. Paris, na sede da casa.

A homenagem teve início com o “Terço Luminoso” no calçadão da Av. Presidente Castelo Branco (bairro Canto do Forte). Na sequência, os presentes participaram da missa, e ao final a imagem foi conduzida à capela, onde prosseguiu as reverências à Santa.

Ao lado, na cidade de Santos, a comunidade portuguesa e local se reuniu para os 92 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Os peregrinos mais uma vez reuniram-se no Porto de Santos, na quarta-feira, 13 de maio, após a procissão da Paróquia São Benedito de Santos, do pároco Monsenhor Joaquim Clementino Leite.

Já na região do ABC Paulista, os portugueses da Casa de Portugal do Grande ABC promoveram uma procissão da Igreja do Paraíso em direção à sede da casa, onde aconteceu missa, almoço e apresentação de folclore português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend