Em redes sociais, bombeiros de Armamar publicam vídeo sobre combate ao coronavírus

Por Igor Lopes

O concelho de Armamar conta até esta segunda-feira com um caso identificado de pessoa infectada com covid-19, que já está em confinamento obrigatório. Ações como o isolamento social, o encerramento de estabelecimentos comerciais e o cumprimento das regras estabelecidas pelas autoridades de saúde do País por parte da população local são algumas das teses que defendem esse resultado na terra conhecida por ser a capital da maçã de montanha.

Um dos pilares desse trabalho de combate ao coronavírus no concelho, além de outras entidades locais envolvidas, são os Bombeiros Voluntário de Armamar (BVA). E para celebrar os resultados atuais, na altura sem nenhum caso na região, alguns dos membros da corporação gravaram um vídeo que está a circular nas redes sociais.

Nele podemos ver, em tom satírico, quatro elementos dos bombeiros, com máscaras, a carregarem uma maca com um doente que simboliza o coronavírus. Nessa encenação, o suposto covid-19 é atirado da varanda do quartel dos bombeiros, localizado na Av. Doutor Oliveira Salazar. A ideia é mostrar que “o covid-19 foi expulso do concelho por bombeiros voluntários”.

O vídeo conta com uma banda sonora conhecida nas redes sociais. Trata-se de uma parte da música eletrônica “Astronomia 2K19”, de Stephan F., usualmente utilizada em memes na Internet que mostram uma coreografia fúnebre originária de Gana, na África, onde dançarinos caracterizados carregam um caixão e dançam para “animar” os funerais locais. On-line, o meme é utilizado em situações que teriam finais trágicos.

A iniciativa desses elementos da corporação de Armamar ganhou o apoio do comando dos BVA.

“O vídeo foi uma brincadeira que os elementos da equipa fizeram para passar o tempo e para dizer à população que se pode ultrapassar esta situação com boa disposição. Não é fácil estar sete dias seguidos fechados e, cada vez que se vai fazer um serviço de emergência, ter que vestir todos os equipamentos de proteção individual, mas que, com boa disposição, tudo se ultrapassa”, afirmou Nuno Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Armamar.

Segundo este responsável, neste momento, em Armamar, os serviços de transporte de doentes não urgentes diminuíram em 80%. Estão a ser realizados transportes de pacientes que fazem hemodiálise e de doentes oncológicos e “pouco mais porque os serviços de saúde estão praticamente todos parados”.

“No transporte de doentes temos, neste momento, cinco elementos, mais um nos serviços administrativos e outro na central de comunicações. No serviço de emergência, temos 15 pessoas divididas em três equipas de cinco elementos que trabalham à semana para depois fazerem o isolamento em casa para não correrem riscos. O serviço de voluntariado está suspenso para não expor os bombeiros voluntários, que têm o seu trabalho noutros locais, ao vírus”, comentou Nuno Fonseca.

Por sua vez, Nuno Rodrigues, um dos bombeiros que aparecem na filmagem, conta que o vídeo, que foi gravado há cerca de uma semana, teve como objetivo “dar a entender à população que os bombeiros também têm medo desta pandemia, mas que, no meio de tudo isto, conseguem arranjar tempo para se divertirem e para seguirem com a vida sem pensar muito no covid-19”.

Apoio humanitário

Nas últimas semanas, a sede dos BVA recebeu várias doações de empresas e de cidadãos interessados em auxiliar a corporação neste momento. A lista de doações inclui materiais de proteção, como máscaras e desinfetantes para as mãos, além de bens alimentares. Há algumas semanas, os bombeiros de Armamar receberam duas capas para as macas das ambulâncias de emergência, que visam minimizar o risco para os bombeiros.

“Nós, enquanto bombeiros, também temos receio desta situação, mas, mesmo assim, isso não nos impede de fazer o melhor pela população do nosso concelho. Juntos vamos ser capazes de ultrapassar esta situação”, finalizou Nundo Fonseca.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: