Ministro português participa do Dia de Portugal no Consulado em SP

Por Odair Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Consul José Guilherme Queiros de Ataíde e o Ministro da Cultura de Portugal José Antonio Pinto Ribeiro e Antonio de Almeida e Silva com os demais diretores do Clube Português.

No dia 10 de Junho, em comemoração ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira reuniu empresários e líderes das associações de São Paulo para um ato cívico no Clube Português.

Esteve presente o Ministro português da Cultura, José Antonio Pinto Ribeiro, no evento que, este ano, foi transferido do tradicional local da Biblioteca Municipal de São Paulo, para as dependências do clube, numa colocação de flores no busto de Camões. “É uma pena que este ano não pudéssemos realizar um ato cívico no local tradicional. Houve uma coincidência infeliz mas outra feliz. Sobretudo, aproveitamos a presença do ministro que para nós é muito importante. É o Ministro da Cultura numa data que tem tudo a ver com a cultura portuguesa”, disse ao Mundo Lusíada o presidente do CCLB, Antonio de Almeida e Silva.

Para o ministro Pinto Ribeiro, é “emocionante” estar com pessoas que se atreveram a deixar “tudo para trás” em Portugal, que construíram uma vida no Brasil, sobreviveram e vivem muito bem. São histórias que, para ele, não devem ser perdidas. “Eu me reconheço em duas coisas. No espírito de aventura que alguns poucos tiveram para vir para cá. Mas reconheço-me sobretudo no espírito de pátria da oportunidade, da liberdade que é o Brasil. Vir para cá é fazer e construir a vida que não conseguiu se construir em outros sítios. É fugir das más condições de vida e chegar num país que é a esperança” disse ao Mundo Lusíada.

Assinalando a passagem do ministro durante o 10 de Junho em São Paulo, o presidente do Conselho entregou uma placa ao ministro, pela sua participação numa especial data para a diáspora lusa, em prol das relações Brasil-Portugal.

Após evento no Clube Português, encerrado com um porto de honra, o ministro seguiu para o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, onde o cônsul José Guilherme Queiroz de Ataíde serviu um coquetel de recepção à comitiva e à comunidade portuguesa. Na primeira visita oficial à São Paulo do ministro, o cônsul de Portugal disse entusiasmado ter sido um sucesso, estabelecendo “muitos contatos na área de cultura, e também com empresas portuguesas daqui”. “É uma excelente ocasião para pessoas conhecerem melhor o Sr. Ministro e falar o que pensam”.

O Consulado é a ponte de ligação entre o governo português e as autoridades da cidade de São Paulo, além da comunidade e empresas luso-brasileiras. “Vou dedicar uma parte importantíssima do meu tempo aqui para implementar e aplicar as conseqüências positivas desta visita. Tenho certeza que vai haver eventos importantes em resultado direto desta visita, que vai agradar muito a comunidade portuguesa de São Paulo, e aos paulistanos em geral, com mais oportunidade de contato com a cultura portuguesa atual” disse ao Mundo Lusíada o cônsul Ataíde.

Após agradecimento pela presença do ministro português, do presidente do CCLB, Antonio de Almeida e Silva, e pronunciamento do ministro Ribeiro, o evento foi seguido de almoço servido nas dependências do Consulado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend