Mil pessoas participam da 2ª Romaria Portuguesa em Porto Alegre

Da Redação

A tarde ensolarada de domingo, dia 09, foi um convite para que muitos porto-alegrenses se reunissem em frente à escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre, para participar da 2ª Romaria Portuguesa.

Cerca de mil pessoas passaram pelo evento que promoveu e celebrou a cultura portuguesa. O evento começou às 12 horas na abertura das barraquinhas com gastronomia e artesanato.

A partir das 15 horas, em um palco especialmente montado para o evento, as danças, as músicas e a literatura portuguesa desfilaram à frente do público presente.

O Grupo de Danças Ilhas de Encanto, apresentou o folclore açoriano, chamando o público para participar das danças e destacando o “Pézinho”, dança açoriana que inspirou uma das mais tradicionais danças do folclore gaúcho, de mesmo nome.

Também a jornalista Patrícia Lima, em uma “conversa” descontraída com o público, destacou Luís de Camões e Fernando Pessoa, no palco do evento.

A dupla Antonio e Carlos Leitão apresentou músicas portuguesas presentes na memória de todos. O Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos apresentou danças tradicionais do Rio Grande do Sul, de grande influência do folclore luso açoriano entre outros, como a “Chula”.
Após a missa, um momento de grande emoção tomou o público, com a benção do Padre Lucas com imagem de Nossa Senhora de Fátima, descendo a grande escadaria da Igreja, até o palco.

A última atração da Romaria, já com a escadaria tomada pelo público no fim da tarde, início da noite, foi o grupo de fado e música portuguesa Alma Lusitana.

Por mais de uma hora, a banda brindou a todos com canções do fado e da música portuguesa atual (“Meu Amor de Longe”, “Chuva”, “Amar pelos Dois”) e clássicos (“Coimbra”, “’Nem às Paredes Confesso”, “Foi Deus”) encerrando a festa e colocando todos de pé no final (“Cheira Bem, Cheira a Lisboa”, “Tiro Liro Liro” e “Casa Portuguesa”).

Segundo a organização, o sucesso da Romaria Portuguesa já garantiu a realização da terceira edição, programada para 27 de outubro de 2019.

Também já está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei nº 367/17, de autoria do vereador Mauro Pinheiro, que inclui a Romaria Portuguesa no calendário oficial de eventos da cidade.

A segunda edição da Romaria Portuguesa teve organização da 7 Marias Produtora, com apoio do Governo de Portugal, da Casa de Portugal de Porto Alegre, da Igreja Nossa Senhoras das Dores, do Vivenda Portuguesa Restaurante Lusitano, do Amo.te Lisboa, da Mercatho Turismo, do Matheus Café e Confeitaria, de A Toca Cervejas Especiais e da Casa Portuguesa de Gramado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend