Madeirenses promovem a primeira Tasca da Madeira

Madeirenses promovem a primeira Tasca da Madeira Vanessa Sene | Mundo Lusíada Os madeirenses de São Paulo promoveram a primeira edição da Tasca da Madeira. O evento mensal, ainda a ser confirmado em qual dia será promovido, aconteceu em 21 de outubro, trazendo a dança e a culinária madeirense ao bom público presente. Para o evento, a Casa Ilha da Madeira de São Paulo recebeu o Rancho Folclórico da Associação Portuguesa de Desportos, que se apresentou após o grupo anfitrião, Grupo Folclórico da Casa Ilha da Madeira.

Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira SP

 

Ao Mundo Lusíada, o atual presidente da entidade, Samuel Domingos Afonso Jardim, afirmou que a Tasca da Madeira deve trazer um grande diferencial para seu evento, a culinária madeirense. Entre os pratos típicos que serão promovidos, estão a carne de veado ao alho, petisco de espada, sopa de trigo, milho frito, além do tradicional bolinho de bacalhau, alheira e caldo verde. “A tasca, na Ilha da Madeira é um bar, aonde o pessoal vai, ouve uma música, come petiscos, e passa umas horas se divertindo”, exemplificou o presidente, com o ambiente na própria Madeira.

A promoção da tasca vem ainda reforçar a cultura madeirense nos eventos mensais da comunidade portuguesa de São Paulo. “A nossa dança é bastante diferente do continente, porque o continente é mais alegre, é mais corrido. E o madeirense é um povo vilão, ele se deixou mandar pelos senhores. Tanto que na nossa melhor música ‘Baile do Fado’, o povo dança com a cabeça abaixada, em sinal de respeito ao senhor. A Madeira é isso”.

Promovido no terceiro sábado do mês, o presidente da casa disse que a realização do evento será revista para não coincidir com outros eventos mensais já promovidos em algumas casas portuguesas de São Paulo. Conforme comentou, no primeiro sábado de cada mês acontece a Tasca do Aldeias, no Centro Trasmontano. No segundo sábado, é a realização da Adega da Lusa. E a partir do último mês, a Casa Cultural Império do Minho também está promovendo seu evento mensal, a Quinta do Minho, no terceiro sábado do mês.

Grupo Folclórico Associação Portuguesa de Desportos

 

De acordo com Samuel Jardim, a Casa Ilha da Madeira deve se programar para não ter duplicidade de eventos. “Nós vamos entrar em contato com o pessoal para nos programarmos, no terceiro ou no quarto sábado. Nós não queremos competir com ninguém, nós queremos fazer nossas tradições e não atrapalhar ninguém, e também não queremos que ninguém nos atrapalhe”. Esta gestão da Casa Ilha da Madeira de São Paulo, comanda por Samuel Jardim, teve início em janeiro deste ano e vai até dezembro de 2007. Folclore O grupo folclórico madeirense foi o primeiro a se apresentar nesta noite, trazendo a típica dança da Madeira aos luso-paulistas. No último dia 17 de outubro, o grupo comemorou 39 anos de fundação, mas não houve comemoração. De acordo com o ensaiador e apresentador Martinho, os folcloristas preferiram comemorar nesta primeira Tasca Madeirense.

 

Atualmente o Grupo Folclórico é composto por 35 componentes em média. Na seqüência do grupo da casa, apresentou-se o Grupo Folclórico da Associação Portuguesa de Desportos. Com a agenda recheada, o grupo tem se apresentado tanto em festas da comunidade como fora dela. De acordo com o ensaiador Paulo Mota, 24 anos, a Portuguesa já soma 50 integrantes entre seu grupo folclórico adulto e mirim.

Durante sua dança, a apresentadora do grupo da Portuguesa, Ana Vitória chamou atenção para a grande maioria dos integrantes brasileiros que compõe o grupo; entre os pares apenas uma portuguesa faz parte da cultura lusa preservada pelo grupo no Brasil. Eles mostram as danças de norte à sul de Portugal, trouxeram para essa apresentação canções do Minho, Viana do Castelo, Braga, Miranda do Douro.

De acordo com Paulo, é muito positivo as apresentações com grupos típicos de regiões de Portugal, como os madeirenses, “mesmo porque estamos todos defendendo uma mesma bandeira que é Portugal”, referiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend