Luso descendente de Campinas tem “artigo internacional” aceito pela Universidade de Coimbra

Leonardo Marques Vieira, estudante de 23 anos, natural de Campinas (SP) que recebeu uma carta de aceite da Comissão Científica do 5º Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. O evento da Universidade de Coimbra está marcado para acontecer em Portugal nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2020.
Por Odair Sene 
Mundo Lusíada
O jovem luso brasileiro Leonardo Marques Vieira, estudante de 23 anos, natural de Campinas (SP), é filho do atual presidente da Casa de Portugal de Campinas, Vagner Vieira e da Lílian Vieira.
Ele concedeu entrevista nesta quinzena ao Mundo Lusíada para falar sobre a correspondência recebida de Coimbra, a qual aliás, encheu de orgulho muitos amigos e familiares, especialmente seus pais.
O Leonardo Vieira e sua colega Maria Clara Giassetti receberam uma carta de aceitação da Comissão Científica do 5º Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra.
O evento da Universidade de Coimbra está marcado para acontecer em Portugal nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2020 e para o qual a referida comissão certificou através de seus membros, que o artigo dos estudantes de Campinas (São Paulo), com o título: “Educação Jurídica em Direitos Humanos e os Métodos Consensuais de Solução de Conflitos: Impactos Sociais da Solução Adequada de Conflitos”, de autoria do Leonardo Marques Vieira e Maria Clara Giassetti, foi aceito para apresentação virtual e publicação nos anais do evento.
Atualmente Leonardo Marques Vieira está cursando o 5º ano de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é estagiário no Escritório Bruno Boris Advogados, e ainda é Assistente Jurídico e Fiscal na Vieira Nobre Contabilidade (empresa com sede em Campinas).
Já no início de julho Leonardo Vieira também participou do 1º Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial, evento realizado pela “Skema Business School”, uma escola de negócios presente em cinco países, com sede na França. Nesta oportunidade apresentando um artigo com o título “A Resolução de Disputas Online e os Reflexos Originados pela Pandemia”. No Mackenzie Leonardo atua no Grupo de Pesquisas em Direito Inovação e Tecnologia, pesquisando temas atuais e relevantes na aérea do direito.
Ao Mundo Lusíada ele comentou sobre o artigo aprovado pela Comissão Científica da Universidade de Coimbra, que será apresentado virtualmente (por conta da pandemia) no mês de outubro. “Eu vejo essa minha aprovação no Congresso como uma grande conquista acadêmica, e fico muito satisfeito em ver essa pesquisa escrita em co-autoria com a pós-graduanda Maria Clara Giassetti, ser aceita e ainda mais num congresso de grande destaque, inclusive mundialmente. Saliento que a pesquisa no ensino jurídico é de suma importância para se conciliar teoria e a prática, além de contribuir para a sociedade na construção do conhecimento”.
Preocupado com o conhecimento intelectual completou: “Por meio da pesquisa jurídica, vejo um grande potencial de reflexão acerca da realidade social em que vivemos hoje, propiciando desenvolvimento intelectual e crítico para aquisição do conhecimento. Sou agradecido à Deus, aos meus pais, e aos meus professores do Mackenzie, ao Mundo Lusíada pelo apoio, e à Comunidade Portuguesa, um grande abraço”, finalizou.
Os pais orgulhosos
Lilian e Vagner Vieira, orgulho dos filhos especialmente neste acontecimento do Leonardo pela conexão com a instituição portuguesa de Coimbra.
A nossa reportagem os pais do Leonardo comentaram sobre a “Carta de Coimbra” como sendo algo extremamente importante para a vida profissional do dedicado filho, ainda mais se tratando de uma Universidade portuguesa, com tanta história e a família com tantas ligações culturais ao universo lusófono de modo geral.
Vagner Miranda Vieira disse que desde sempre incentiva os filhos aos estudos. “A Mayra é pós-graduada em Neuropsicopedagogia; Vinícius é advogado pós-graduado em Mediação e Conciliação; e o Leonardo no quinto ano de Direito, muitíssimo aplicado nos estudos, já teve trabalho apresentado em congresso internacional de direito, e agora para dupla satisfação dos pais, tem esse artigo aceito para apresentação e publicação na Universidade de Coimbra, digo que é dupla satisfação, porque além da importância do artigo, o aceite partiu de uma histórica universidade portuguesa, é um acontecimento que nos enche de alegria”, referiu ele.
A mãe Lilian Regina Marques Vieira também comentou dizendo que sua felicidade foi tanta, que parecia uma conquista dela própria. “Como mãe sinto mesmo um grande orgulho por essa conquista dele, porque meu sentimento é que conquistei algo também! Coisa de mãe! Ele é merecedor, estudou muito para conseguir. Nós sempre o incentivamos. Eu espero que isso seja apenas o começo, que ele tenha sempre essa vontade de aprender mais e mais a cada dia”, falou Lílian ao Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: