Lançado primeiro CD de folclore da Casa de Portugal de Campinas na gestão J.Santos

Por Odair Sene

No sábado, dia 15 de setembro aconteceu a festa de lançamento do primeiro CD do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas, para tanto foi oferecido um jantar com muita música folclórica e apresentação do seu rancho (especial) na sede da entidade. Jantar típico português, com muita fartura, dança e alegria!
Quem ficou feliz com a casa cheia foi o presidente José dos Santos Antonio, foi quem protagonizou, promoveu, patrocinou, enfim, fez acontecer e deu vida ao projeto musical da entidade. Ter sua discografia eternizada para poder guardar a história musical da casa, é um projeto caro e inédito, que foi muito valorizado pelo presidente e principalmente pelos folcloristas.
Jota Santos falou que, proporcionar este projeto para a casa foi um sonho realizado. “Exatamente, foi um sonho de 59 anos que eu, como presidente da Casa de Portugal estou realizando. Isto é um sonho de 14 presidentes. Sempre ouvi isso aqui na Casa, de gravar o CD do Rancho Folclórico, porque isso representa a sua identidade perante este universo folclórico, este CD é uma identidade”.
O presidente ainda entende que o disco chega “com muito atraso” dizendo que isso deveria ter sido lançado há uns 15 anos, “e eu fui um que sempre lutou para isso acontecer”, disse ele que resolveu bancar o projeto sozinho, apesar de toda a modernidade de hoje, ainda assim não é fácil lançar um CD porque o custo ainda é muito alto.
“Porém agora e tenho muito orgulho, muita satisfação de dizer que, na minha gestão foi lançado o primeiro CD do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Campinas, e isso sim dá a cara do Rancho, que hoje é um Rancho alegre, bonito, coeso, e nele estão criaturas que amam o folclore, assim como o presidente, então é um dia de muita satisfação, e eu fico realizado como presidente porque é uma coisa que era para ter sido feita há muito tempo, mas por problemas financeiros não foi feito, e hoje eu tenho a capacidade de fazer surgir esta identidade do Rancho Folclórico”.
Toda a realização do projeto contou com empenho pessoal do presidente, com apoio (claro) do City Bar e City Tortas, que são comércios de Campinas dirigidos pelo Jota Santos. Por conta disso, o disco teve custo zero para a casa.
O projeto também contou com empenho do sanfoneiro que pertence à tocata e é atualmente o ensaiador do Rancho, André Luiz Guedes Santos, ou apenas Luizinho, que já esteve envolvido com uma dezena de grupos folclóricos em São Paulo e atualmente se dedica ao grupo de Campinas, tendo resolvido o repertório apresentado no disco, que aliás é o repertório apresentado atualmente nas apresentações.
“O trabalho, e isso tenho que dizer, foi do Luizinho, que é um exímio tocador, músico, folclorista, concertinista, tem muito dele neste projeto, ele é bom nisso”, elogiou o presidente.
A noite portanto foi de jantar e na sequência a noite foi fechada com a especial apresentação do Rancho que agora tem sua identidade musical. “Hoje a turma dança com muita volúpia, porque é uma noite marcante”, finalizou Jota Santos, marcando assim mais um acontecimento que vai ficar na história da Casa de Portugal de Campinas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: