Itamar e vice-governador de Minas são homenageados no Dia de Portugal

Ex-presidente do Brasil, Itamar Franco, e o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, foram homenageados durante evento comemorativo do 10 de Junho – Dia de Portugal.

Da Redação Com agências

O ex-presidente brasileiro Itamar Franco, ex-embaixador do Brasil em Portugal, foi um dos convidados de honra da solenidade comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Centro da Comunidade Luso-Brasileira em Belo Horizonte. A solenidade teve ainda exposição do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, orador oficial da solenidade, que falou sobre as ligações de Minas com a coroa portuguesa, que incluiu os 200 anos da chegada de dom João VI ao Brasil.

Para o vice-governador, “as coincidências entre o povo do mar e o povo das montanhas são extremamente próximas, e nossa história continua unindo cada vez mais o destino destas duas pátrias”. Anastasia fez um detalhado percurso pela história de Portugal e de Minas Gerais, ressaltando as coincidências históricas e fatos memoráveis do passado e do presente de Portugal e Minas.

“Hoje as nações de língua portuguesa se congraçam, refletem o império do conhecimento, relações, identidade e paz. A alma de Minas está eivada do sangue português, porque temos identidade em nossa língua, costumes e tradições. Minas Gerais, a despeito de ser mediterrâneo, colonizado mais tardiamente, foi a região que mais contribuiu para Portugal com seu ouro e sua gente”, continuou o vice-governador.

Segundo Anastasia, atualmente vivemos um quadro de bonança em Portugal e Minas Gerais, que é o Estado que mais cresce no Brasil. Uma coincidência importante foi a abertura de Minas para o exterior com um vôo direto do Aeroporto Internacional Tancredo Neves para Portugal. Outro fato recente foi a assinatura de um acordo de cooperação entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Empresa de Águas de Angola (Epal), que ressalta a irmandade da comunidade de países de língua portuguesa.

O anfitrião do encontro, Antônio Andrade Mendes, presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, recebeu ainda grupos de danças folclóricas e o coral Luiz de Camões. Durante a solenidade, comandada pelo cônsul João de Deus, Anastasia e Itamar foram condecorados com a Medalha do Dia de Portugal. De Portugal Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend