Hopi Portugal recebe comunidade lusa

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo.

 

O Hopi Hari, maior parque temático da América do Sul, abriu suas portas para a 2ª edição do Hopi Portugal, no primeiro final de semana de junho. Em comemoração ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesa, em conjunto com Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, foi preparado para este ano uma decoração a caráter, barracas com culinária lusa e música típica portuguesa.

Segundo o presidente do Conselho da Comunidade, Antonio de Almeida e Silva, o Hopi Portugal é uma aposta para uma maior participação de jovens luso-descendentes da comunidade. “Nós vamos avaliar o resultado deste ano, mas a idéia é continuar porque tem tido uma boa repercussão entre o público. As famílias vão para lá, os filhos de portugueses vão junto com os pais, então é um evento para a família toda. Estamos querendo fortalecer a cada ano mais”.

A primeira edição desta festa aconteceu em novembro de 2007. Neste ano, foi mantida a decoração e as barracas de comidas típicas portuguesas. “O que nós reforçamos um pouco mais é a música. Tivemos apresentação da Gloria de Lourdes, de grupos folclóricos, então está muito bonito. Espero que ano que vem melhore ainda mais” disse Almeida e Silva, apostando num evento com a participação de pais e filhos luso-brasileiros, ao contrário “de muitas festas portuguesas que nem sempre isso acontece”.

Além de Portugal, o Hopi Hari promoveu outras colônias de imigrantes. Dentro de mais uma edição do Hopi Mundi, homenageando, a cada final de semana, um país diferente. Além de Portugal, Itália, Japão e Comunidade Árabe são os homenageados nos demais finais de semana do mês, com exposições, culinária, danças e curiosidades na programação. Em 06 de junho, a programação especial no Hopi Portugal foi iniciada com apresentação da fadista Gloria de Lourdes e Trio Ricardo Araújo, Otavio Barroso e José Carlos, que animou os presentes.

No mesmo dia, esteve se apresentando várias vezes ao dia o grupo de dança Cia Art’in Cena. No dia 07, o Grupo Folclórico da Casa Ilha da Madeira de SP marcou presença, e foi seguido da apresentação do Grupo Folclórico da Casa dos Açores de São Paulo. Encerrando a programação, após o Cia Art’in Cena, esteve se apresentando o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares Arouquense. Confira a Galeria de Imagens e vídeos do evento no Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend