Homenagens marcam Dia de Portugal na Assembléia Legislativa de São Paulo

Vanessa Sene

Mundo Lusíada

O presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, Arnaldo Faria de Sá, um dos homenageados Dr. Julio Rodrigues, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Ataíde, Antero Pereira, o deputado Fernando Capez, e Leonardo Placucci.

A sessão solene do 10 de Junho, na Assembléia Legislativa de São Paulo, reuniu bom público numa noite fria de sexta-feira. Por propositura do deputado Fernando Capez, a sessão solene em comemoração ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas homenageou algumas figuras de destaque da comunidade luso-paulista.

“Foi uma excelente sessão, teve nível, teve bom público numa sexta fria com trânsito complicado, e teve homenageados de grande nível. Assinalamos a data com dignidade” comenta o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva.

De acordo com Almeida e Silva, os homenageados deste ano foram indicados por diretores do próprio Conselho da Comunidade, depois houve um consenso e a escolha definitiva. E destacou a participação de representantes de áreas bem diversificadas nas homenagens de 2011. Entre eles, o presidente do Banco Banif Brasil e atual presidente da Casa de Portugal de São Paulo, Dr. Julio Rodrigues. “Nós resolvemos homenageá-lo pelo reconhecimento do trabalho que ele tem feito. É um empresário ocupado mas que acha tempo para fazer este trabalho incrível” disse citando suas funções como economista e principalmente pelo trabalho associativo. “Na minha opinião, é uma das maiores lideranças que nós temos na nossa comunidade hoje” diz Almeida e Silva.

Entre os homenageados, esteve ainda o empresário José Carolino Aires; Antonio Freixo, citado pelo presidente do Conselho como um colaborador que está presente nos grandes e pequenos acontecimentos da comunidade; Manuel Tavares Almeida Filho, atual presidente da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo, foi elogiado pela sua gestão; o empresário Roberto Vilela, que tem forte atuação em São Paulo e em mercados variados; coronel Gerson Resende foi citado por Almeida e Silva como uma personalidade de integração e vivência com a comunidade portuguesa.

Josué Dimas de Mello Pimenta também foi homenageado, momento em que Almeida e Silva recordou a figura saudosa de seu pai, e sua forte ligação com a comunidade lusa. O professor Leonardo Placucci, diretor da UniSant’Anna, foi o próximo homenageado, segundo o presidente do CCLB, humilde  e um empreendedor responsável por uma obra “gigantesca”. O médico Eliseu Tirado, com larga atuação na comunidade portuguesa desde a época em que atuava no Centro Trasmontano de São Paulo, recebeu diversas indicações para participar desta homenagem. E ainda, o novo presidente do Centro Trasmontano, Alcides Felix Terrível, médico renomado que agora substitui Dr. Fernando Moredo na presidência do grupo, foi muito elogiado pelo presidente do Conselho da Comunidade.

Teresa de Jesus Pires Morgado, participante de diversas associações portuguesas, esta homenageada foi citada por Almeida e Silva como “nosso amuleto” referindo-se a uma grande figura da comunidade luso-paulista. A seguir, o penúltimo homenageado foi Dr. José Roberto Cordeiro, do Conselho Deliberativo da Portuguesa de Desportos, citado pelo CCLB como um jovem que está realizando um grande trabalho na Lusa. Por fim, recebeu sua homenagem Antonio Julio Machado Rodrigues, citado pelo trabalho realizado na comunidade com dedicação, apesar da vida empresarial.

Ao final das homenagens, José Roberto Cordeiro falou em nome de todos os homenageados. De improviso, agradeceu o convite num dia “tão importante”, citando o orgulho por receber esta distinção. Cordeiro ainda destacou o trabalho realizado pelos portugueses no Brasil, passando pela miscigenação deste país, a qual desconhece “em outro país do mundo”, disse ele que é descendente de portugueses de Mogadouro (Bragança).

No encerramento da sessão, Capez afirmou que enquanto estiver sentado em sua cadeira como deputado estadual, “aqui estará sentada a comunidade luso-brasileira”. Ao Mundo Lusíada, o deputado afirmou que faz esta sessão por admiração à comunidade. “Eu não faço por questão de interesse eleitoral. Eles me acolherem com amor e amizade e faz com que eu os considere da minha família. A comunidade tem no trabalho e lealdade as suas características, as duas que eu mais prezo no ser humano” finalizou o deputado que não tem descendência portuguesa.

Além da Banda da Polícia Militar, na execução dos hinos, esteve se apresentando nessa noite o Grupo Jograis, formado por Elyana Martins, Evanir Ferreira Castilho, Rosa Maria Claro e Milton Franceschini, declamando os poemas: Alma Minha Gentil que te Partiste (Camões) e Mar Português (Fernando Pessoa). Ao final da solenidade, os presentes participaram de um requintado coquetel a cargo do Buffet O Marques, da Casa de Portugal de São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: