Hoje a lusofonia é uma potência mundial, diz orador em solenidade na Câmara de Santo André

Por Odair Sene

Em 18 de abril, a Câmara Municipal de Santo André recebeu representantes da comunidade portuguesa para a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. A solenidade deste ano contou com a participação do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Souza como orador oficial pela comunidade. E também com o vereador de Santo André, Dr. Marcos Rodrigues Pinchiari (PTB), como orador pela Câmara Municipal.
Ao Mundo Lusíada, Nuno Rebelo falou que sempre leva consigo um discurso de otimismo. “Venho explicar que a maior herança que recebemos com a descoberta do Brasil, que na minha opinião foi a possibilidade de expandir a lusofonia. Hoje através do Brasil, nós temos o maior número da comunidade que fala a língua portuguesa no mundo inteiro, e isso é muito importante para Portugal, porque todos os países da lusofonia – que são nove países que falam o português – tem hoje a oportunidade de liderar um conjunto muito grande de oportunidades a volta do mundo”.
De acordo com Nuno, hoje a lusofonia é considerada uma potencia mundial em crescimento. “Os países da lusofonia estão todos em regiões do globo onde se vai dar o crescimento dos próximos 15, 20 anos. É a Ásia, África e América do Sul, então isso é uma oportunidade muito grande, e é uma das forças de Portugal. O sucesso de Portugal se deve muito ao crescimento da lusofonia”, disse o orador da noite explicando numa visão econômica a importância da lusofonia para os países falantes da língua portuguesa.
Atualmente, Nuno preside a Federação que conta com 14 Câmaras portuguesas no Brasil. “Temos esse privilegio, o fato de termos chegado ao Brasil de forma irregular fez com que Portugal fosse estabelecendo Câmaras em diversos estados do Brasil, coisa que não acontece com mais nenhuma nacionalidade. Os outros países europeus ou americanos acabam tendo uma Câmara nacional ou no limite uma Câmara com dois escritórios, nós temos 14 Câmaras, isso nos leva a conhecer muito melhor o Brasil. Nós temos uma presença em cada um dos maiores estados do Brasil, temos uma comunidade portuguesa que é atendida por estas Câmaras portuguesas”, detalhou.
O objetivo do órgão é apoiar não só os investidores que chegam ao país, mas também “todos os portugueses que cá estão” disse comentando que tem como missão reunir os empresários portugueses que aqui estão há vários anos, com as empresas portuguesas que chegaram agora, com os empresários brasileiros que querem ir para Portugal. “Nós não nos circunscrevemos apenas aos empresários portugueses, nós hoje recebemos missões da Polônia, dos Emirados Árabes, eles procuram a Câmara Portuguesa porque sabem que temos uma boa rede de relacionamento no Brasil”.
Como o papel da Embaixada e Consulados no âmbito institucional e governamental, as Câmaras são o apoio complementar deste trabalho mais voltado para a área empresarial e de negócios. “Temos que trabalhar em articulação. Hoje quando um membro do governo vem a São Paulo ele fala com o cônsul, com a Aicep, e com a Câmara, organizamos as visitas em conjunto”.
Pela terceira vez, Nuno Rebelo participou da comemoração ao 22 de Abril no ABC Paulista, já conhecido da comunidade portuguesa de Santo André. “Já tinham me convidado ano passado, por impossibilidade não consegui vir como orador, vim apenas como participante. Já tenho vindo aqui algumas vezes para conhecer a comunidade empresarial, já estive com o prefeito em algumas conversas, apenas como contato institucional. Mas sei que a comunidade portuguesa é muito forte em Santo André, a história da criação de São Paulo e Santo André são muito próximas devido aos portugueses que rapidamente se estabeleceram aqui em Santo André”, finalizou.
Confira a reportagem completa na próxima edição do Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: