Há 12 anos, Presidente da Câmara de Arouca participa de aniversário do Arouca SP Clube

38AnosAroucaSP

Mundo Lusíada

Autoridade arouquense presente nos 38 anos de Arouca São Paulo Clube, o presidente da Câmara de Arouca, Eng. José Artur Tavares Neves, falou ao Mundo Lusíada e revelou que tem comparecido nos evento de aniversário da entidade em todos os anos, já há doze anos. “Aqui há uma grande comunidade arouquense, que aqui cimentaram suas vidas na grande metrópole de São Paulo e sempre se mantiveram ligados às pessoas da terra-natal e da origem de uma grande comunidade, não só em São Paulo mas também no Rio, e em Santos. Mas São Paulo tem aqui este clube com 38 anos, faz parte da história do nosso Conselho, porque o modo como eles mantém as tradições que viram nascer lá, como a Festa da Rainha Santa Mafalda, entre outras, mobilizando centenas de pessoas, originárias de muitas freguesias do nosso Conselho, isso tudo é motivo naturalmente de proximidade com Arouca e motivo para o presidente da Câmara aqui vir, até porque fazem questão, e é o modo como, através da Rádio Regional de Arouca, as pessoas lá vão acompanhando o que se vai passando aqui em São Paulo, em particular nesta associação”, disse ele que esteve, como em anos anteriores, acompanhado do radialista Adelino Pinho, da Rádio Regional de Arouca.
José Artur referiu que tudo colabora para melhorar as relações dos que estão no Brasil com os arouquenses que lá estão. Inclusive, para além de manter vivas as ligações fraternas, muitos mantém alguns negócios e investimentos em Arouca.
“Nós estamos sempre abertos para que façam [investimentos] porque investir na terra-natal, e em particular em Arouca, é motivo de satisfação e de bom investimento porque Arouca tem evoluído muito nos últimos anos”, disse garantindo que este mercado bilateral existe e que muitos arouquenses de São Paulo são investidores em Arouca, especialmente na área imobiliária.
O presidente da Câmara falou que sua presença em São Paulo ajuda a manter este “apoio institucional” e que, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal aprecia este tipo de organização junto às comunidades.
Tudo, segundo ele, é motivo para que as pessoas não se desliguem de sua terra-natal, mantém este intercâmbio vivo. “E isto é motivo de enorme satisfação, porque não é qualquer país, e qualquer comunidade, capaz de erguer equipamentos como este que o Arouca SP Clube possui aqui, não creio que haja outro equivalente, admito que possa haver, mas eu não conheço”, disse ele se referindo ao complexo construído pelos arouquenses, qualificando-os como sendo um povo que mantém uma grande “paixão” por sua terra-natal. José Artur encerrou citando e elogiando o presidente Marcelo Rebelo, que oficializou as comemorações do 10 de junho deste ano, com início no Porto e final no Brasil.

Sessão Solene na quinta e almoço no domingo

A entidade de São Paulo presidida por José Pinho dos Santos, organizou suas comemorações de aniversário como em todos os anos, em duas etapas, em dois dias. Na quinta feira com a tradicional solenidade e no domingo com seu sempre concorrido almoço.
Por iniciativa do Vereador Toninho Paiva, a Câmara Municipal de São Paulo comandou a Sessão Solene na noite da quinta feira, 9 de março nas dependências do clube. A solenidade oficial da Câmara foi presidida pelo vereador Toninho Paiva e foi comemorativa ao aniversário de fundação da entidade, com as tradicionais homenagens para muitas pessoas ligadas ao clube.
Com presença de convidados, autoridades, amigos e familiares, a mesa principal foi montada com as diversas autoridades presentes. Teve apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana, que abrilhantou o evento no início tocando os Hinos de Portugal e do Brasil. E teve ainda os folcloristas da casa: o Rancho Folclórico Aldeias da Nossa Terra do Arouca São Paulo Clube.
O presidente da mesa e proponente da sessão, vereador Toninho Paiva, falou aos presentes para enaltecer a casa. “Estou muito feliz por estar aqui entre amigos de longa data e sinto-me grato por poder participar de mais um ano deste grande clube que é o Arouca. São 38 anos de existência que só comprovam a competência, seriedade, dedicação com que exercem este trabalho, perpetuando suas raízes, cultura e tradições”, disse Paiva que esteve sempre ao lado do presidente José Pinho dos Santos, do vice Artur Andrade Pinto e do Eng. José Artur Tavares Neves (Presidente da Câmara Municipal de Arouca).
As comemorações de aniversário seguiram no domingo, dia 12 de março, com um ato cívico – hasteamento das bandeiras, onde participaram: o presidente do clube, José Pinho dos Santos, o vereador Toninho Paiva e o presidente da Câmara de Arouca. Na sequência aconteceu a Missa Solene de aniversário promovida na Capela do Arouca, seguida imediatamente do almoço de aniversário (bacalhoada à moda de Arouca). O evento foi encerrado com apresentação muito especial do RF Aldeias da Nossa Terra, quando se promoveu ali mesmo no palco o “parabéns pra você” com um grande bolo, muitos diretores da entidade e convidados juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend