Grupos se apresentam no Festival de Folclore do Centro Cultural Português em Santos

Por Ronaldo Andrade

Dois grupos e dois ranchos folclóricos se apresentaram no I Festival de Folclore Luis de Figueiredo, realizado no salão de festas do Centro Cultural Português no dia 24 de outubro, no Centro Histórico de Santos, seguindo todos os protocolos sanitários.

Rancho Folclórico Verde Gaio, Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, Rancho Folclórico Típico Madeirense e Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande se apresentaram para um público de aproximadamente 350 pessoas, chegando a aproximadamente 500, contando com os seus integrantes.

Para o presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, foi uma imensa satisfação ver o salão de festas, recentemente totalmente reformado, com a presença de grande público, nomeadamente com a presença de idosos, agradecendo especialmente a presença de diversos integrantes do Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados pelo Folclore, com a segurança sanitária dos convidados, observação e sentimentos idênticos a outros componentes dos grupos e ranchos folclóricos, com alegria por se apresentarem novamente no palco e pelo convívio com a malta, além de degustarem novamente a culinária portuguesa, com seus pratos e doces típicos.

Por falar em palco, no local foi colocado uma placa, originalmente inaugurada em 2003, alusiva ao folclorista e ensaiador Luís Figueiredo, que dá o nome ao Festival de Folclore. Também foram feitas homenagens aos grupos e ranchos participantes, com a entrega de placas, e o anfitrião do evento, Rancho Folclórico Verde Gaio, realizou homenagem à Dona Celeste Mendes por seu apoio ao rancho e também ao ensaiador Wallacy Rodrigues de Andrade pelo trabalho realizado.

O Festival contou com a presença de várias autoridades e personalidades da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista, com dirigentes de outras entidades lusitanas e também com o prefeito de Santos, Rogério Santos, que é cidadão luso-brasileiro e que estava acompanhado pelo seu pai, Sr. Américo, natural de Carregal do Sal, distrito de Viseu. O prefeito exaltou a cultura lusitana e o trabalho feito pelo presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, nomeando-o como “extremamente atuante e imprescindível”.

O I Festival de Folclore Luis de Figueiredo teve a organização e apoio do Centro Cultural Português de Santos e Comunidades Portuguesas.

O próximo evento a ser organizado pelo Centro Cultural Português de Santos será o Jantar Dançante no dia 04 de dezembro, em comemoração ao 126º aniversário da entidade. Informações:
(13) 3219-3079.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: