Grupos atual e veteranos fazem o sucesso dos 42 anos de folclore na Casa de Portugal

GFCPVeteranos

Por Vanessa Sene

Foi com muito entusiasmo que o público presente na noite de 14 de novembro na Casa de Portugal de São Paulo recebeu convidados especiais. A comemoração de 42 anos de fundação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal São Paulo contou com uma apresentação do grupo aniversariante em sua composição atual, e uma apresentação especial de veteranos, que dançaram no grupo nos anos de 1992 e 2008. O palco da Casa de Portugal de São Paulo ficou pequeno para tantos olhos e celulares querendo acompanhar todos os passos desses velhos amigos componentes.

Foi um sucesso de casa cheia, cerca de 700 pessoas compareceram ao evento, segundo a entidade, contando com diversos folcloristas e amigos de grupos coirmãos, que compareceram ao evento para prestigiar o aniversariante e a casa que este ano completa 80 anos de fundação.

O diretor social da casa, Ernesto Lemos, foi um dos fundadores do grupo juntamente com Vasco Frias Monteiro. E nesta noite comemorou com muitos amigos esses 42 anos de história. “Me sinto renovado, quando eu vejo essa casa cheia, as meninas e os rapazes dançando desse jeito, eu me renovo” diz Ernesto Lemos, apresentador do grupo que quer para sempre acompanhar esses folcloristas. Ele está todo final de semana participando dos ensaios com o grupo na Casa de Portugal.

A ideia de reunir componentes veteranos que já passaram pelo grupo com os atuais componentes numa noite especial foi do diretor de folclore, Ernesto Augusto Ramalho, o Ernestinho. Ele coordenou cerca de 80 folcloristas participando das duas apresentações da noite. “A ideia surgiu num almoço com meu tio, eu sempre quis trazer os amigos da época em que entrei no grupo, em 1988/89, para mim é uma honra convidá-los para dançar na festa de aniversário” disse Ernestinho.

Segundo ele, foram convidados ex-componentes que participaram da viagem do grupo folclórico a Portugal no ano de 1992, também do ano de 2008, além de alguns amigos que já participaram e saíram do grupo. “A casa está lotada e o pessoal está gostando muito. Nós ensaiamos bastante para ver se fazemos bonito”, diz ele que tentou reunir os dois grupos mas foi preciso dividi-los nos ensaios. “Só assim para juntar o pessoal”.

Para Ernestinho, que hoje comanda os ensaios do grupo, essa é uma prova de que os jovens são criados no folclore e crescem com a cultura portuguesa de tradição. “Tem gente que está aqui desde criança, eu mesmo entrei com 16 anos e estou hoje com 42 anos só de Casa de Portugal. Então muita gente passou, muitas pessoas já se foram também, mas de coração está todo mundo aqui hoje comemorando esse aniversário”.

E a alegria foi geral, o grupo dos Veteranos convidado especialmente para a festa reunia uma faixa etária dos 20 aos 70 anos entre os participantes que arrancaram aplausos do público. O grupo atual, que abriu as apresentações, também fez mais uma bela apresentação, sendo formado hoje com componentes entre um ano de idade até os 83 anos.

Logo_Galeria-de-ImagensAo Mundo Lusíada, o presidente da casa disse que a tocata do grupo é “fabulosa” e o grupo um dos melhores do país. “Acho que este é o melhor do país hoje, está de parabéns Sr. Ernesto” diz Antonio dos Ramos dizendo que o trabalho desenvolvido é de muito impacto e promoção do nome da entidade. “Costumo dizer que eles fazem mais sucesso lá fora do que aqui dentro. Quando eles vão para outros bairros e outros estados, é quando tem o grande sucesso” parabenizou o presidente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: