Grupo Rosmaninho promove almoço em prol de idosos da baixada

Por Odair Sene Do Jornal Mundo Lusíada

Ana Comparini

CASA CHEIA >> O salão lotado com boa presença dos idosos, em evento prestigiado pelo Vice-Cônsul de Portugal, Rogério dos Santos Vieira (à frente).

A Sociedade União Portuguesa de Santos recebeu cerca de 650 idosos de entidades da Baixada Santista para um almoço beneficente, promovido pelo Grupo Rosmaninho. Entidade presidida por Maria de Fátima Alves Duarte, o grupo trabalha em prol de um sonho: a construção de um asilo para abrigar idosos portugueses carenciados. Durante este trajeto, o grupo aproveita para promover tardes e almoços beneficentes.

“Todo domingo de ramos, nós fazemos um almoço para os idosos dos asilos”, disse a vice-presidente do grupo Regina Pinho. “Um sonho que temos é fazer um lar para idosos portugueses, enquanto não conseguimos, fazemos estes almoços para alegrar um pouco os idosos dos asilos. Para crianças todo mundo faz, mas para idosos é muito difícil”, diz. Entre as entidades que participaram do evento beneficente esteve o Lar São Vicente de Paulo em Santos, Lar São Vicente de Paulo em Guarujá, Lar Evangélico, Lar Vicentino, Abrigo Cristão, Vovó Valquiria, Casa do Sol, e Mãezinha Joana.

Uma das colaboradoras do grupo, Celeste Mendes, falou ao Mundo Lusíada sobre a satisfação em apoiar e ver a felicidade nos que participam. “Sempre organizado pela Fátima, é um projeto lindíssimo, para mim se trata de uma grande sensibilidade. Eles saem, vêem gente, dançam, comem, saem do próprio lugar que estão, onde infelizmente não podem esperar muito”.

No evento, o Grupo Folclórico Verde Gaio, do Centro Português de Santos, apresentou o folclore português. No almoço foi servido Bacalhau à Moda da Casa e pernil. Ao final, todos os idosos ganharam uma lembrança e um ovo de páscoa.

O protocolo foi feito por Vasco Monteiro, quem agradeceu a presença de autoridades presentes e do Jornal Mundo Lusíada. O evento, que reuniu patrocínio de portugueses ou não, contou com o Supermercado Villa, Supermercado Bourguese, Supermercado Varandas, Panificadora Palácio do Pão Quente, Floricultura Gardênia, Supermercado Bolshoi, Supermercado Aldeias, Panificadora Cristo Redentor, Panif. Ana Costa, Casa de Carnes Vila Rica, Casa de Carnes Arouca, Rogério dos Santos Vieira, Com. Vasco Monteiro, José Gomes e Casa Natal.

Rosmaninho Composto por 15 senhoras e seus esposos, o Grupo Rosmaninho realiza eventos anuais como o chá beneficente, em que a diretoria borda peças para serem vendidas, com intuito de arrecadar fundos. Também uma vez ao ano, o grupo convida os idosos a participarem de um almoço, um momento especial, pois eles saem dos seus lares e passam a tarde num ambiente diferenciado.

Além disso, as diretoras organizam visitas nas entidades, levando lanches e música, mas compreendem que os passeios externos são os mais importantes para este público. Elas também estão planejando promover um bazar no final do ano, assim como um desfile de moda beneficente, que deve acontecer em outubro.

Segundo a vice-presidente, o Grupo Rosmaninho está aberto a qualquer tipo de ajuda, já que uma das dificuldades encontrada está na disponibilidade das poucas pessoas que desenvolvem este trabalho. “Para fazermos os eventos que costumamos fazer é muito trabalhoso, e nós temos poucas pessoas para trabalhar. Podíamos fazer mais um chá por ano, só que não estamos com condições de disponibilidade de realizarmos duas vezes os mesmos bordados, as mesmas tarefas”.

Para participar entre em contato com a secretaria da Sociedade União Portuguesa em Santos, informe-se: (13) 3234-6503/9395.

Deixe uma resposta