Grupo Folclórico da Casa de Portugal leva folclore, samba e gafieira para Portugal

Em evento que contou com lançamento do DVD do Grupo Folclórico da Casa de Portugal, o público de São Paulo assistiu também a apresentação do Grupo Cantares do Aléu, de Vila Real.

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Mestre-Sala e porta bandeiras: Robson e Kelly

Às vésperas de uma viagem do norte ao sul de Portugal, o entusiasmo marcou o evento de despedida ocorrido na Casa de Portugal de São Paulo. O Grupo Folclórico da casa apresentou ao público, no sábado 26 de julho, o show que está sendo levado para mais de 25 cidades portuguesas, entre apresentações de folclore, dança de salão, axé e samba. Dos 17 aos 70 anos, 38 componentes do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo preparam-se para embarcar rumo a esta digressão pelo país, durante o mês de agosto. “Está todo mundo com o coração na boca, a rapaziada está realmente ansiosa, mas vai dar tudo certo” garante o diretor do grupo, Ernesto Lemos.

Durante o evento, o Grupo Folclórico da CP apresentou somente músicas do norte de Portugal, pois vestiam trajes de luxo de Viana do Castelo-Alto Minho. Em seguida, a casa recebeu o Grupo de Cantares Aléu, de Vila Real.

Mais tarde, os folcloristas da CP retornaram ao palco com novos trajes, mostrando a “cultura do Brasil”. A segunda parte foi iniciada com uma bela apresentação de gafieira, seguida de forró, axé e finalmente o samba, “aquilo que os brasileiros sabem fazer bem” diz Ernesto Lemos. As fantasias são da Escola de Samba campeã de 2008, Vai-Vai. O mesmo show apresentado na Casa de Portugal será levado a festivais de folclore e às apresentações nas Câmaras, em Portugal.

Praticamente todos os componentes do grupo participam da viagem, “não estamos levando ninguém de fora” avisa o diretor. Junto com eles, apenas o material que será vendido durante as apresentações, camisetas e DVDs do grupo, que teve seu lançamento nesta noite, com sua exibição nos telões durante o evento. O DVD do grupo foi gravado durante a Festa da Vindima promovida em abril na casa, com patrocínio do Banco Banif e Numatur Turismo. Em Portugal, o produto sairá por 30 euros, e camiseta por 10 euros, segundo Sergio Fernandes Figueira, que já esteve duas vezes por lá e agora retorna novamente com o grupo.

Cultura de Vila Real O Grupo de Cantares Aléu, da Câmara Municipal de Vila Real, é considerado pela autarquia local como “embaixador” da cultura popular da região. Ao longo de 10 anos, eles já se apresentaram em inúmeros locais, incluindo atuações além-fronteiras, representando o município de Vila Real em países como Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Bósnia.

No Brasil, eles estiveram presentes com 17 dos 20 componentes, apresentando uma música instrumental trasmontana-douriense. O apresentador Vasco Frias Monteiro agradeceu em especial Antonio Lopes, que trouxe o grupo da Baixada até a entidade.

No palco, diretores da casa entregaram um mimo aos visitantes de Vila Real. Segundo disse David Abrantes, em representação ao presidente da casa Dr. Julio Rodrigues, o grupo deve se encontrar novamente com o Cantares de Aléu, durante sua viagem ao país. O vice-presidente da Câmara de Vila Real, Domingos José Monteiro Madeira Pinto, que antes de vir a São Paulo participou de eventos em Santos com a comunidade da Baixada Santista, também entregou um mimo aos dirigentes da Casa de Portugal, e agradeceu a receptividade.

Malas prontas De acordo com Ernesto Lemos, muitos integrantes do grupo folclórico estão viajando pela primeira vez para Portugal. “Alguns deles não tem nada de portugueses, são brasileiros. E como eles divulgam a nossa cultural, o folclore de Portugal, isso é um prêmio para eles, que irão conhecer a nossa terra”. Um exemplo é Carla Pierazzi Mamede, 28 anos e descendente de italiano, aproximou-se da cultura portuguesa através do namorado. Bastante ansiosa para a viagem, Carla afirmou que suas malas já estavam prontas, há quase uma semana do embarque.

Normalmente, as apresentações acontecem à noite, portanto, o grupo visitará durante o dia os principais pontos turísticos de Portugal. É o que verão Letícia Valpereiro, 21 e Juliana Tomaz, 20 anos. “Daqui uma semana, este horário, eu estarei lá” diz Letícia entusiasmada, que já viajou para o país mas agora, com o grupo, tem uma expectativa totalmente diferente. Além disso, regozija-se, nunca esteve na Ilha da Madeira.

Já Juliana, que nunca viajou para lá, está feliz por conhecer a terra que os pais nasceram. Apesar de ensaiar a coreografia durante um ano, o nervosismo embarca junto. Mas para elas, é uma “grande emoção”, e também uma grande responsabilidade, representar a cultura de Portugal e do Brasil.

Confira os locais por onde o grupo irá passar: • Ilha da Madeira • Lisboa: Cascais, Oeiras e Cintra • Beira Alta: Gouveia, Sernancelhe, Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Vila Nova de Paiva, • • Viseu, Meda, Castro Daire, Trancoso, Penalva do Castelo, Mantega • Minho: Amares, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Ponte de Lima, Povoa do Lanhoso • Douro Litoral: Porto • Tras-os-Montes: Vila Real, Vilarelho da Raia • Beira Baixa: Covilhã • Beira Litoral: Coimbra • Algarve: Faro e Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend