Grupo Folclórico da Casa de Portugal de S.Paulo faz 37 anos com fado e folclore

A novidade foi divulgada pelo diretor Ernesto Lemos. Novo CD e DVD serão lançados em 2011.

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> O Grupo Folclórico da Casa de Portugal foi lançado em 1973, completou seu 37º ano com casa cheia, quase 500 pessoas assistiram a apresentação que resgatou do seu repertório de 30 anos atrás: “Rusga de Santa Marta” e “Chula de Viana”.

A Casa de Portugal de São Paulo recebeu quase 500 convidados no domingo, dia 07 de novembro, para uma grande festa de aniversário do seu Grupo Folclórico. Lançado em 1973, o grupo completou seu 37º ano com casa cheia, culinária do “Marques” e no palco muitos fados nas vozes da Glória de Lourdes e do Pedro Vilar, além, claro, da música folclórica, desse que é considerado um dos melhores grupos de folclore português atuando no Brasil.

“Hoje temos a comemorar a boa fase do grupo, uma fase excelente” afirmou Ernesto Lemos, diretor do grupo que já soma 40 integrantes atualmente. Para 2011, a novidade do aniversariante é o lançamento de um novo CD e mais um DVD ao vivo, que será gravado na própria Casa de Portugal. “Estamos trabalhando para este objetivo” diz Lemos.

No grupo desde a fundação, há 37 anos, Ernesto Lemos valorizou o apoio “irrestrito” que a Casa dá ao grupo folclórico. “Se o grupo não tiver por traz uma entidade forte, que apóia, não consegue se manter sozinho, e nós temos o apoio da diretoria da casa, que é fundamental”.Há cerca de 20 anos havia mais dificuldade para manutenção desta cultura em Portugal do que se vê atualmente. Os grupos portugueses mantêm suas raízes em evidência, inclusive pelo Brasil inteiro. Mas na visão do diretor de folclore, a Federação do Folclore, que esteve mais presente em outras épocas, com orientações e palestras, hoje não vem atuando no Brasil.

O repertório não tem muitas novidades para os grupos de folclore. Porém nesta tarde de aniversário, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal apresentou duas canções resgatadas do seu repertório de 30 anos atrás: “Rusga de Santa Marta” e “Chula de Viana”. “Essas músicas eu aprendi no tempo do Carvalho Araújo, no Centro Trasmontano” disse Ernesto Lemos.

O evento contou com apresentação do diretor cultural, Vasco Monteiro, no palco, e apresentação do grupo por Ernesto Lemos. Tradicionalmente, a festa de aniversário é realizada na noite de sábado, sempre com um grupo co-irmão convidado. Desta vez, a opção foi a realização na tarde de domingo, com almoço, folclore e fado.

A casa esteve cheia para apresentação, além de folclore, dos fadistas Gloria de Lourdes e Pedro Vilar, acompanhados de guitarristas, no show intitulado “Tributo a Amália Rodrigues e Francisco José”, muito aplaudido pelo público presente.

A comemoração de 37 anos do Grupo Folclórico da Casa de Portugal contou com o apoio da Numatur Turismo, Banco Banif Brasil, e apoio cultural da Casa de Portugal São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: