Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande comemora 26 anos

Por Renata FerreiraDa Praia Grande, para Mundo Lusíada

 

Renata Ferreira

O Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande foi fundado em 15 de agosto de 1982 e desde então vem proporcionando grandes espetáculos, demonstrando a todos a beleza do folclore do Norte a Sul de Portugal. Já se apresentaram em todos os municípios da Baixada Santista, São Paulo, Vale do Ribeira, em várias cidades do interior do Estado e ainda no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. Além de ingressarem, em 1992, em Portugal.

E foi no último dia 23 de agosto, que a Casa de Portugal realizou a festa em homenagem aos 26 anos do Grupo que contou com a presença de mais de 400 pessoas.

Nessa noite, os presentes saborearam um delicioso churrasco com carne, lingüiça e frango acompanhado de arroz, salada, farofa e batata cozida. Além da cozinha, que trabalhou com os tradicionais petiscos portugueses como bolinho de bacalhau, alheira, salpicão, chouriço, murcela, caldo verde e uma variada mesa de doces.

O Grupo da Casa abriu a noite com o hino “Sonho de Imigrante”. Se apresentando com trajes de lavradeira do Minho, dançou novas modas como Gota de Carreço, Chula Picada e Malhão de Águeda.

Também tivemos a estréia do grupo mirim dançando duas músicas e sendo muito aplaudido pelo público.

Durante a apresentação, o presidente Reinaldo Gomes da Silva e sua esposa presentearam a todos os componentes com um agasalho, que teve como patrocinadores as empresas ASA alumínio e DNA vidros e alumínio, que também colaboraram com a realização de um grande sonho, juntamente com a firma BB forros e divisórias: a construção de um vestuário masculino e feminino para o uso do Grupo Folclórico.

Na seqüência, apresentou-se o convidado Rancho Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo. Com trajes variados, dançaram músicas de Norte a Sul de Portugal.

Antes da despedida os componentes do grupo aniversariante subiram ao palco vestindo os novos agasalhos e cantaram os parabéns e em seguida o Vira Livre com a participação dos dois grupos e com os convidados.

Durante a festa foram sorteados vários brindes oferecidos por comerciantes da cidade de Santos, ao qual a casa agradeceu a colaboração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend