G. F. da Casa de Portugal da Praia Grande comemora 25 anos

 

Vanessa Sene Mundo Lusíada

Uma bela apresentação marcou o aniversário de 25 anos do Grupo Folclórico da Casa de Portugal Praia Grande. O evento aconteceu em 18 de agosto na sua sede, e precisou limitar a venda de convites para evitar a superlotação. Cerca de 300 quilos de sardinha na brasa, vinho à vontade e galeto serviram uma média de 500 convidados.

Nesta noite, toda sua história foi contada em etapas pelos componentes, que se revezavam entre as músicas e narravam um pouco da trajetória desta família, sincronizados com um vídeo mostrando imagens e depoimentos de diretores, participantes, e colaboradores do grupo.

Ao todo, foram mais de 140 homenageados citados pelos componentes e exibidos no telão ao lado do palco, em meio as apresentações que reuniram os cinco diferentes tipos de trajes utilizados nestes 25 anos de folclore. Uma das surpresas do evento foi a pré-estréia de um grupo infanto-juvenil. A criançada, que nesta mostra já arrancou efusivos aplausos do público, pretende ser lançada em seis meses na Casa de Portugal de Praia Grande.

E a união desta família portuguesa da Praia Grande começou cedo. O grupo folclórico é uma dissidência do Elos Clube da Praia Grande, foi a razão para o nascimento da Casa de Portugal. Após o surgimento do grupo em 15 de abril de 1982, os diretores resolveram fundar a casa, quatro meses depois.

Ao Mundo Lusíada, o atual presidente da entidade Reinaldo Gomes da Silva disse ser um orgulho participar de uma das casas luso-brasileiras mais fortes da Baixada. O arouquense tem dois filhos que, desde pequenos, também integram o grupo da casa. "O orgulho é muito grande e muito gratificante. Eu conheci minha esposa dentro do folclore, e hoje meus filhos participam. Isso é uma das melhores coisas que aconteceu em nossa vida", disse o presidente que encerra sua gestão em 2008.

No palco, homenageando também o público presente, os integrantes falaram sobre a constante busca de conhecimento para trazer sempre uma melhor apresentação àqueles que são "a razão de ser" de todo o trabalho desenvolvido sobre a dança portuguesa. O grupo encerrou sua apresentação com a canção "Volta a Portugal", passando pelo folclore dos Açores e Madeira, Minho, Miranda, Aveiro, Lisboa, Alentejo, Algarve, etc.

O ensaiador Luciano Duarte também recebeu homenagem dos integrantes pelos 17 anos de dedicação, e recebeu um mimo da mão do seu filho. Ao final do evento, diversos diretores, ex-participantes, ex-presidentes e atuais integrantes foram chamados ao palco para cortar o bolo, dançar e festejar os 25 anos de folclore na Praia Grande.

Leia mais no Jornal Mundo Lusíada

Deixe uma resposta