Futuro incerto para o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello

Por Eulália Moreno
Para Mundo Lusíada

Há 23 anos sediados no Santuário  de N.Sra. de Fátima no Sumaré, nesta capital, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello vê chegar um novo ano cheio de incertezas. “A Ordem quer fazer obras, ampliar a garagem, rentabilizar o espaço. Não nos querem mais aqui, inclusive os nossos trajes e instrumentos musicais já estão a ser guardados em casas de amigos. Durante estes anos todos promovemos aqui as nossas festas, os nossos almoços, divulgamos a cultura  e as tradições de Portugal mas depois do falecimento do padre Yves, as coisas tomaram um outro rumo. Está no direito deles, lógico, mas está a  ser muito difícil para nós. Já estamos em entendimentos para nos mudarmos para outro local, mas por enquanto, nada é definitivo e deixaremos tudo nas mãos da nossa Mãe, Nossa Senhora de Fátima. Ela sabe o que é melhor para nós”, declara Justiniano Lameiras, diretor do Rancho Folclórico, com a voz embargada.

A incerteza, contudo,  não tirou o brilho do almoço que aconteceu no dia 30 de Outubro  e que foi uma homenagem ao frei Yves Terral e a Antonio Padeiro. A apresentação esteve a cargo, como habitualmente, da radialista Isabel Botelho que ao lado de Fátima Macedo apresentam o programa “ Portal, a Saudade e Você”, na Rádio Capital, todos os domingos a partir das 8h30.

Uma Chanfana à Portuguesa e outros pratos igualmente saborosos preparados pelo departamento feminino do Rancho Folclórico fizeram parte do cardápio que foi oferecido por R$ 45 “ viras”,  em meio a apresentação da Tocata que contou com os alunos de concertina da Escola Sala Musical José de Souza e do R.F. Pedro Homem de Mello sempre  com os seus belos trajes, adereços e repertório da região do Minho.

Presente o Secretario de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Miguel Mestre acompanhado pelo casal David da Fonte, que  recordou o seu avô, da freguesia de Alte, no Algarve que fêz parte do rancho folclórico da localidade.  O governante português foi saudado por Justiniano Lameiras que referiu o trabalho do Pedro Homem de Mello e de outros grupos na divulgação das tradições portuguesas e do quanto seria bom que os nossos jovens pudessem ir mais vêzes a Portugal, partilhar experiências com jovens portugueses. “ Para muitos que fazem parte dos nossos grupos, a ida a Portugal é a lembrança mais querida que guardam nas suas memórias porque lá viveram momentos inesquecíveis de encontro com as suas raízes e as origens”. David da Fonte congratulou-se com os organizadores do almoço e aproveitou para dar “ vivas” a Associação Portuguesa de Desportos. “ Estamos todos aqui felizes, confraternizando e mais alegres do que nunca porque a nossa Lusa está na Primeira Divisão do futebol brasileiro”.

O próximo evento , 23ºAniversário do Pedro Homem de Mello terá a presença do grupo internacional Augusto Canário & Amigos e acontece no dia 4 de Dezembro, a partir das 12h30  no Espaço Armazém, Rua Jaguaré-Mirim, 164, na Vila Leopoldina ( informações e reservas pelos telefones 11-3101 2201  e 3241 0831). Pela primeira vez no Brasil, Vindo de Viana do Castelo, o grupo que é considerado em Portugal como o Rei dos Arraiais e promete muitas concertinas e desgarradas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: