Folclorista de Santos na Venezuela

Da Redação

Divulgação

O folclorista luso-santista Manoel Ricardo esteve representando o Clube de Jovens Folcloristas do Brasil e o Grupo Folclórico Cruz de Malta de Santos em evento na Venezuela.

O Congresso de Jovens Folcloristas aconteceu em 04 de julho, no Centro Português de Caracas, na capital venezuelana. O primeiro congresso de folcloristas portugueses aconteceu no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Povos (ONU).

Entre os temas dos debates, para além da participação de jovens no folclore, dos jovens nas comunidades portuguesas e no espaço público, foi abordado ainda o folclore português, da teoria à prática, traçando a sua origem, a preservação etno-folclórica e diretivas internacionais, além da dança e do traje folclórico português.

Na programação do evento, esteve previsto ainda temas como a cultura tradicional popular portuguesa e a realidade geográfica dos grupos folclóricos, a divulgação mundial das tradições nacionais lusas, além dos programas de apoio aos jovens e ao movimento associativo nas comunidades.

O Congresso foi uma iniciativa do CJF-Venezuela, com o apoio da “Asociación Grupo Folklórico ‘Os Lusíadas’ de Caracas”.

E trouxe, como oradores convidados, Ludgero Mendes, ex-Vice-Presidente da Federação de Folclore Português, dirigente do CIOFF-Portugal em Lisboa; Manuel João Barbosa, folclorista e diretor do “Jornal Folclore”; Adé Caldeira, fundador e presidente honorário do CJF-Mundial, dirigente associativo e estudioso do folclore português na emigração; além do Manoel de Andrade, dirigente do CJF-Brasil e diretor do Grupo Folclórico Cruz de Malta de Santos (São Paulo, Brasil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend