Folclore Português em DVD

Gravação do dvd do Rancho Folclórico Verde Gaio emociona público presente no Teatro Guarany.

 

 

Foto Ronaldo Andrade

>> O Rancho Folclórico Verde Gaio durante apresentação.

 

Por Ronaldo Andrade

De Santos, para Mundo Lusíada

O público em pé, ao final da apresentação, mostrou o que foi a noite da gravação do dvd e cd do Rancho Folclórico Verde Gaio, no dia 4 de outubro, no Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos. Extasiadas com a apresentação, as 350 pessoas que lotaram as dependências do recinto pediram, em uníssono, o tradicional ‘mais um’, fazendo com que tal vibração contagiasse e emocionasse todos os presentes e também os componentes do grupo.

A apresentadora do rancho, Ana Maria Pereira Gonzalez, iniciou a noite explicando o motivo da escolha, para a gravação do dvd, do Teatro Guarany: “No dia 1º de dezembro de 1895, a colônia portuguesa foi convidada a se reunir exatamente aqui para participar de uma solenidade, na qual o Centro Português de Santos foi fundado, resultado da iniciativa de 100 integrantes da colônia, que decidiram formar uma associação para discutir os estatutos da entidade que pretendiam fundar. Assim, o Centro Português de Santos, representado pelo Rancho Folclórico Verde Gaio, fez questão de voltar a esta casa, com o objetivo de dar outro passo importante para a continuação das tradições portuguesas no Brasil, concretizando o sonho de todos os componentes e de muitos admiradores do folclore de lançar o tão almejado dvd”, afirmou.

Em seu discurso, o comendador Vasco de Frias Monteiro agradeceu o apoio dado ao grupo pelo Centro Português, Sociedade União Portuguesa, o cônsul-honorário de Santos, Armênio Mendes, e ao público, que doou cerca de 700 quilos de alimentos não perecíveis ao Fundo Social de Solidariedade de Santos, que foram entregues à entidade no dia 13. O comendador também fez agradecimentos a todos que colaboraram para a elaboração do Livro de Ouro, o que permitiu a gravação do dvd, enaltecendo ainda a participação dos membros mais novos nos eventos: “Enquanto tivermos jovens, nossa comunidade não morrerá”, declarou.

O presidente do Centro Português de Santos, Alberto Tavares Barreiros, estava emocionado ao final da apresentação. “Com o dvd, podemos divulgar o nosso rancho, distribuindo-o para o país e também para o mundo, o que ajuda a prestigiar e a preservar nossas tradições”. Tavares ressaltou também o espírito de luta dos componentes e de todas as pessoas que apoiaram o rancho: “Há dois anos, o grupo ia terminar. Muita gente acreditava que não conseguiríamos, e hoje à noite demos a resposta”, afirmou.

Antes do lançamento oficial do dvd e cd do Rancho Folclórico Verde Gaio, previsto para o início do ano que vem, ainda serão feitas as filmagens externas e também serão acrescidas as imagens do making off da apresentação.Histórico do Rancho Folclórico Verde GaioHá 48 anos, em junho de 1961, o presidente do Centro Português de Santos, comendador Manuel Tavares da Silva, teve a idéia de formar o primeiro rancho folclórico do estado de São Paulo. Em 1966, o grupo recebeu o nome de Rancho Folclórico Verde Gaio, remetendo a um pássaro muito popular em terras portuguesas.

Além de atuar em São Paulo, o rancho já se apresentou em outros estados, como Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. Além disso, o grupo foi a Portugal em duas ocasiões, em 1986 e 1992, onde realizou apresentações de Norte a Sul do país.

Desde sempre, o rancho contou com a colaboração de alguns ensaiadores. O primeiro foi Antonio Henriques Marques, com o auxílio de Cleide de Abreu. Em 1962, o grupo recebeu o Sr. Luís de Figueiredo. Desde 2004, o ensaiador do Verde Gaio é Jorge Manuel de Jesus Pereira, jovem português de Aveiro, da Freguesia de Vagos.

Atualmente, o Verde Gaio é formado por 45 componentes entre tocata, rapazes, raparigas, porta-bandeiras, apresentadora e apoio. O guarda-roupa do rancho é composto por trajes de lavradeiras, de campo, noiva, mordoma, morgada e meia senhora, todos da região do Minho, além de trajes de camponesas do Ribatejo, varinas, trajes de Arouca, Nazaré e Vale de Cambra.

Em 2004, o Verde Gaio recebeu placa e medalhas de Honra ao Mérito, na Câmara Municipal de Santos, por sua contribuição para a história do folclore português no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend