Folclore em Portugal

Mundo lusíada

Como outros grupos, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de SP consegue criar suas coreografias com mais facilidade nos dias de hoje.

“Antigamente, quando eu comecei no folclore, nós tínhamos que criar as coreografias; eu, o Manuel Fernandes e alguns ensaiadores que já estão nisso há muito tempo. Mas agora é muito fácil, nós temos fita de vídeo, temos a RTP em nossas casas diariamente, sempre tem algum festival de folclore, de onde podemos aproveitar muita coisa”, falou Ernesto Lemos.

Segundo o diretor de folclore da Casa de Portugal, muitos são os Festivais de Folclore promovidos atualmente em Portugal. “Há muito tempo que o folclore de Portugal não entrava em evidência como agora. Em Portugal temos senhoras que fazem aqueles bordados dos aventais à mão, e nós temos condição de mandar vir os trajes autênticos”, relata.

A diferença é que por lá os integrantes são portugueses, enquanto que no Brasil a maioria dos integrantes dos grupos folclóricos portugueses são jovens brasileiros.

“Os nossos componentes, da tocata a maioria são portugueses, mas dos que dançam são praticamente todos brasileiros. Temos alguns filhos de portugueses, e alguns que não tem nada de português, que são brasileiros natos e estão divulgando o folclore português porque gostam disso”.

Ao final das super-aplaudidas apresentações, os folcloristas tiveram uma confraternização com direito a bolo de aniversário, canto de parabéns e a satisfação de terem comemorado mais um ano com grande sucesso no seio da comunidade luso-brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend