Folclore com samba no pé é sucesso na Casa de Portugal de São Paulo

Por Eulália Moreno
Para Mundo Lusíada

No palco, Vasco Frias Monteiro e Karla Adriana, do Mistura Brasileira.

No passado dia 16 de Julho, a Casa de Portugal de São Paulo abriu as portas do seu salão de festas para um evento musical de Folclore e Samba com o seu Grupo Folclórico e o conjunto Mistura Brasileira Show.

Segundo Vasco Frias Monteiro, diretor social, a idéia é integrar a comunidade luso-brasileira e encontrar pontos comuns de interesse cultural e musical. “Sem esquecer as nossas raízes, queremos também promover a música brasileira. Ainda este ano teremos uma Noite de Fados e outra de Música Sertaneja. Já fomos com o Rosas de Ouro para Portugal quando nos apresentamos em vários Cassinos como o do Estoril, da Figueira da Foz. Em 2008, com figurinos emprestados pela Vai Vai, o nosso Grupo Folclórico com os seus 45 integrantes mostrou que também é bom de samba e realizou 35 apresentações, desde o Minho até o Algarve além da Ilha da Madeira. Contamos com vários apoios, cobrávamos por cada apresentação mais ou menos 500 euros e tirando as despesas, ainda voltamos com dinheiro”, afirma.

Lamentou Vasco Frias Monteiro, o que qualificou de indelicada, a atitude da Associação Portuguesa de Desportos que se recusou a alterar a data da Adega da Lusa que assim, coincidiu com o evento da Casa de Portugal prejudicando, segundo aquele dirigente, ambas as Associações. “No ano passado a Casa de Portugal marcou a Ceia de Natal para uma determinada data e o Clube Português, sem o saber, marcou um evento para o mesmo dia. Bastou um telefonema e o Clube Português de imediato alterou. Sem dúvida, com as boas relações associativas a nossa Comunidade se beneficia”.

Dando início a apresentação, a cantadeira Bernardete da Tocata do Grupo Folclórico da Casa de Portugal trouxe ao palco um repertório variado com marchas populares acompanhada por Agostinho (acordeon), José (bombo), Simão (violão baixo), Gaspar (concertina), Américo (castanholas), Luis Fernando (concertina), Manuel (acordeon), Fernando (viola) e Altino (reco-reco).

Logo em seguida, a entrada solene do Grupo Folclórico da Casa de Portugal dirigido por Ernesto Lemos com seus trajes domingueiros de Viana do Castelo foi saudado em pé pelo público presente. Rusga de Santa Marta, Chula de Viana, Pauliteiros de Miranda (com Agostinho no acordeon imitando o som de uma gaita de foles) Fadinho Brejeiro, Moda da Mouraria, Comboio da Beira Baixa, Vira do Cancioneiro, Fandango Ribatejano, Corridinho Algarvio e Valentim foram as músicas escolhidas.

Grupo Mistura Brasileira

Antes do término da sua apresentação o Grupo homenageou pelo seu aniversário a componente, Juliana. Depois de um breve intervalo o grupo Mistura Brasileira Show, liderado pelo Mestre de Bateria Ezequiel e seus oito componentes, mais a porta bandeira Waleska e o Mestre Sala Bruno, encheram de ritmo o salão de festas. Atuando há 10 anos, com uma trajetória de sucesso que inclui apresentações no Brasil e no exterior, o grupo tem a produção de Karla Adriana Acre e Carlão Azeitona como cantor e responsável pela escolha do repertório. 

O Mistura Brasileira conta com 20 integrantes. Karla Adriana em 2008 foi a responsável pelo preparo dos componentes do Grupo Folclórico da Casa de Portugal que apresentou vários sambas em Portugal. “Foram três meses de trabalho intenso mas eu me surpreendi com os resultados”, afirma.

“A escolha do repertório tem tudo a ver com o público para quem a gente se apresenta. Quando em 2008 estivemos em Portugal nos apresentando de norte a sul do país, o público queria muito ouvir músicas de samba enredos de anos atrás, sambas de Martinho da Vila. Hoje vamos apresentar muita coisa animada um Vira Sambado: a bateria vai se juntar com a Tocata, vai ser bom demais”, afirma Carlão enquanto afina o instrumento.

As passistas Cintia Melo, Tainara, Ana Aguiar, Yasmin, Thais, Kátia e Vanessa Ortins se apresentaram com seus ricos e diminutos trajes para alegria do público masculino e Edson Almeida, também passista, para a “alegria da mulherada que também é filha de Deus”, conforme referiu o Carlão.

“A mistura de Folclore com Samba mostrou ser uma receita de sucesso”, declarou Vasco Frias Monteiro, “e vamos repetir, com certeza”.
No próximo dia 20 de Agosto, acontece na Casa de Portugal o Festival Internacional de Folclore que vai apresentar para além do seu Grupo Folclórico, um grupo chileno, o Grupo Folclórico da Casa Amigos de Viseu, Cantares e Dançares do Minho e o Verde Gaio de Santos cuja entrada será 2 quilos de produtos não perecíveis que serão doados ao lar da Provedoria da Comunidade Luso-brasileira de São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: