Festival na Casa de Portugal São Paulo reúne 3 grupos e uma tonelada de alimentos para Provedoria

Entidade agradece a todos que participaram e contribuíram com a arrecadação dos alimentos que já foram encaminhados para a Provedoria da Comunidade Portuguesa, uma tonelada foi o resultado final.

 

folclore_gfcpsp

Por Odair Sene

A Casa de Portugal de São Paulo realizou uma grande festa no sábado, dia 20 de agosto no salão de festas da entidade. Com patrocínio do Banco Caixa Geral Brasil e apresentação do diretor Vasco Monteiro, o público assistiu a três apresentações. Rancho Folclórico Santa Marta dos Navegantes; Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira de SP; e encerrando com o grupo anfitrião, Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.

O ingresso por pessoa cobrado foi de 2 quilos de alimentos não perecíveis que seriam oferecidos depois ao Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo. Com grande adesão do público, a casa conseguiu arrecadar uma tonelada de alimentos. Anualmente a Provedoria conta com este evento, como o jantar no primeiro semestre no Clube Português e ainda o jantar do Buffet Torres no segundo semestre.

Ao Mundo Lusíada o diretor de folclore da Casa de Portugal, Ernesto Lemos, disse que a casa já faz este evento há muito tempo, todo mês de agosto acontece este “mini-festival” normalmente com três grupos sendo sempre um de fora das origens lusitanas.

“Este ano optamos por apenas grupos portugueses, o Santa Marta veio aqui pela primeira vez e foi muito bom, eu conheço a presidente Dulcina há uns 40 anos, fizemos parte do antigo ‘Carvalho Araújo’, tem também o Luizinho que toca com eles e que começou aqui na Casa de Portugal, e aqui estamos todos nos apresentando, tudo muito bonito, os trajes todos maravilhosos, todos autênticos, achei que ficou tudo muito bom”.

O diretor disse que antes de qualquer formalidade, isso é uma grande festa entre amigos, no final todos se reúnem para o jantar, “tomar uns copos e aí que é a festa”, completou Ernesto destacando a presença também do pessoal amigo da Casa Ilha da Madeira: “Estão sempre presentes conosco, estamos sempre indo lá nas festas deles e eles vindo sempre aqui, então estamos sempre juntos”.

Logo_Galeria-de-ImagensO Santa Marta é comandado pela Maria Dulcina, com apresentação do Pedro Peixoto, de Campinas, vindo especialmente para este compromisso. O Grupo da Casa Ilha da Madeira (adulto) foi apresentado no palco pelo Jaiminho. Por fim o Grupo da Casa de Portugal teve no palco a apresentação do diretor Ernesto Lemos que ao Mundo Lusíada ainda elogiou a presença do presidente Antonio dos Ramos. “Ele vem, ele está sempre presente nas nossas festas, só não vem quando está em Portugal, mas estando aqui ele vem sim”, disse agradecendo também a esposa dona Selene Ramos presente junto do marido.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: