Festival de Caldos do Rancho Santa Marta chega a 6ª edição com sucesso

Mundo Lusíada

No dia 29, o Rancho Folclórico Santa Marta dos Navegantes promoveu um Festival de Caldos, na sede do Lions Club Tiquatira em São Paulo, e reuniu bom público para uma noite de muita música.
No cardápio, seis tipos de caldos, além do popular caldo verde, teve o famoso “Caldo de Pinto” (galinha), o caldo de feijão, de mocotó, o de mandioquinha com calabresa. E os cerca de 300 pessoas presentes comemoram a vontade, durante todo o evento.
O evento virou uma tradição do rancho e é promovido em todos os anos. “Começou com uma brincadeira por causa da época de frio, de fazer os caldos, e isso já tem seis anos. Foi uma festa que deu super certo, todo mundo gosta de vir, é a festa mais esperada do ano e é uma das que eu mais gosto de fazer” diz a ensaiadora do grupo Cristina Almeida.
No palco, esteve o rancho da casa em uma apresentação especial aos convidados, que começou com uma encenação de como eram feitas as canções folclóricas. “Folclore são lendas que eram contadas. E o Santa Marta está puxando para a etnografia, que é o estudo da história e origem do que estamos fazendo. E hoje no palco mostramos um pouquinho de como surgiam as músicas” disse Cristina.
Ela ainda exemplificou com o samba brasileiro. “Não é como no Brasil que tem o samba, o pessoal para na esquina e faz um samba. O folclore surgia nas colheitas, nos adros das igrejas, e o Santa Marta hoje mostra como surgiam as músicas nas eiras em dia de trabalho”.
E vem novidade por aí, com o grupo sempre ensaiando canções novas. “Estamos mudando um pouco o estilo do rancho, é que cada vez queremos representar uma região nova de Portugal. Em cada festa, trazemos um pouquinho do norte de Portugal, por enquanto estamos representando o Minho, hoje estamos mais no Minho litoral. As coreografias estão bem variadas mas buscando mais aquele Minho mais trabalhado”.
Além do rancho da casa, abriu a programação da noite o Grupo Musical The Folks, para diversificar a programação. A banda é um grupo de amigos que se reúnem para jogar bola, e são componentes de ranchos folclóricos de São Paulo. “Foi um prazer trazê-los porque o Santa Marta está buscando isso, a união dos folcloristas e de todos os ranchos. Hoje no palco foi uma representação que eles fizeram, e eles são realmente sensacionais”, diz Cristina citando o repertório não só de músicas portuguesas, mas passeiam em diversos gêneros diferentes de músicas brasileiras.
O Rancho Santa Marta é comandado pela família da Maria Dulcina com marido Rouflin, e as filhas Cristina, Priscila, Flávia além do genro Adriano, também componente da banda The Folks. “Quero agradecer a todos os amigos que vieram, o Santa Marta tem muitos amigos e colaboradores. E não desmerecendo ninguém que já passou pelo rancho, mas hoje eu tenho a melhor formação do Santa Marta. Dentro do rancho, temos mais união, companheirismo, amizade, mais família” encerrou Cristina.

“The Folks”

Fernando Carvalho, presidente do Grupo Musical The Folks Soccer & Music (Futebol e Música), falou sobre a ideia do surgimento do grupo musical. “Surgiu há um ano, nos conhecemos do folclore, e na verdade começamos como um time de futebol, já disputamos campeonato no Lusitano, entre outros. E como estamos sempre juntos e temos esse lado musical em comum, pensamos em investir, além do futebol, na música”.
Sanfona, baixo, bateria, cada um toca um instrumento. Ao todo são treze componentes. E o grupo já esteve em outras casas portuguesas e eventos nesse período. “A nossa pretensão não é ser famoso, nós somos um grupo de amigos que temos esse lado de futebol e música em comum, e a gente se une para levar um pouco de alegria para o pessoal. Hoje, o pessoal do Santa Marta nos chamou, a gente veio na amizade porque gostamos mesmo”.
Nesta noite, se apresentou no palco o Fernando na sanfona, na bateria o Carlinhos, o Pedro no violão e voz, o Adriano na outra voz coro, no contrabaixo o Vitor, no reco-reco o Fábio e no triângulo o Eric.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend