Festa do Morango lota o Centro Cultural Português de Santos

rfverdegaiosantos

Por Odair Sene

Em 17 de setembro, o Centro Cultural português de Santos promoveu uma Festa do Morango, em sua sede, em que cada convidado ganhou uma cesta recheada de morangos, a fruta mais tradicional desta época (graúdos e muito suculentos). O evento contou com o elogiado folclore do Rancho Verde Gaio de Santos.

O presidente da casa José Duarte, que é líder associativo e participante em diversas instituições na baixada, falou sobre a mudança na programação da entidade feita sempre antecipadamente em cada ano.

“Este ano inovamos com algumas festas que não estavam no calendário, como a Festa do Morango, vamos fazer também a Festa da Cereja, festas que eram feitas anos atrás, e por algum motivo deixaram de ser realizadas. Nós estamos resgatando, trazendo algumas novidades para oferecer ao público, seguimos contando com apoio do GAP – Grupo de Apoio ao Presidente e com os componentes do Verde Gaio unidos em um ideal só, juntamente com a diretoria, estamos fazendo essa festa com muito carinho e casa sempre cheia”.

Segundo ele, a cada ano que passa a entidade precisa aprimorar os eventos. “Temos que oferecer ao público um espetáculo digno, e com a experiência que fomos adquirindo ao longo desses 22 anos que faço parte da diretoria do Centro Cultural, é muito gratificante ver esse punhado de diretores abnegados, e todo apoio que temos do GAP com pessoas que nem são sócias do CCP mas vieram trabalhar para somar. Isso nos gratifica muito porque realmente é uma casa que merece, e nossa cultura merece ser expandida para toda baixada santista, para todo o Brasil”.

A comunidade da baixada vive um bom momento de convívio entre as casas luso-brasileiras, com união de folcloristas e dirigentes de todos os lugares. “Nós chegamos a um acordo. Ano passado houve uma reunião no Consulado e o Conselho das Comunidades achou por bem juntar todas as entidades e cada uma, antes do final do ano, apresentar um calendário de festas para que não coincida os eventos, isso foi de bom grado aceito por todas as casas” relembra José Duarte, explicando que eles podem participar das festas de outras entidades coirmãs e vice-versa.

Logo_Galeria-de-Imagens“É o que temos feito e tem dado certo. Temos uma outra reunião no final do ano para passarmos todas as festas. É gratificante termos essa união entre as entidades, não adianta, todas são uma coisa só” finalizou Duarte priorizando o fortalecimento de toda comunidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: