Festa de São Martinho encerra ano associativo da Casa Ilha da Madeira

Por Eulália Moreno
Para Mundo Lusíada

A Festa de São Martinho do domingo dia 6 de novembro encerrou as atividades associativas da Casa Ilha da Madeira neste ano de 2011 que teve concorridas festas como os Arraiais Madeirenses, as Festas da Primavera, de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora do Monte (padroeira da Ilha da Madeira) e um Bingo em prol das obras sociais de entidades parceiras.
Em todas elas sempre a presença profissional e festiva dos dois grupos da Casa Ilha da Madeira: o Infanto Juvenil sob a direção de Maria Sardinha Gonçalves e o Adulto sob a responsabilidade da jovem luso-descendente Bárbara Gal, que abrilhantaram os eventos com os seus trajes e o seu repertório com músicas madeirenses tocadas e cantadas pelas Tocatas.
Glória de Lourdes e Dam Félix, Grupos Folclóricos como o da Portuguesa de Desportos e de Brunhosinho, bandas e conjuntos musicais, todas as expressões da música portuguesa tiveram o seu espaço no palco da festeira entidade. “Muita gente me diz que nunca viu uma casa regional tão alegre quanto a nossa. Foi um ano de muito trabalho mas que, graças a Deus e ao trabalho de todos foi proveitoso. E não vamos falar em crise, a crise só existe para quem não trabalha e não se dedica às coisas. Com certeza 2012 será um ano de desafios mas nós os venceremos. A Comunidade Madeirense merece todos os nossos aplausos por ter prestigiado os nossos eventos, por ter se emocionado e alegrado conosco, muito obrigado a todos”, diz o presidente José Manuel Dias Bettencourt.
Para a festa de São Martinho, onde houve vinho e só faltaram as castanhas, os grupos da casa receberam um convidado sempre bem-vindo: o Rancho Folclórico Típico Madeirense do Morro de São Bento dirigido por Claudete Pereira de Souza e ensaiado pelo jovem luso descendente Elton Pereira Ferreira. Os seus 25 componentes, com idade compreendida entre os 8 e os 38 anos, com  lindos trajes novos deslocaram-se da cidade de Santos e apresentaram ao público que não arredou pé, os seus Jogos, Bailes e Mouriscas.
Mantendo um calendário de apresentações locais e em várias cidades do país, o Típico Madeirense tem uma parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e apresenta todos os sábados, de quinze em quinze dias, no terminal do ônibus turístico um pouco do folclore da Ilha da Madeira de onde vieram grande parte dos Emigrantes portugueses de toda a Baixada Santista. Os ensaios acontecem uma vez por semana, todos os domingos às 19h30 no Centro Cultural do Morro de São Bento.
A Festa de São Martinho terminou, já noite, com a Tocata do Típico Madeirense descendo do palco e levando todo o público para o espaço do salão coberto onde a festa continuou animada ainda por muitas horas.
No próximo dia 4 de dezembro, o Grupo Folclórico Infanto-Juvenil da Casa Ilha da Madeira comemora os seus 25 anos de existência com uma festa-convívio para os seus componentes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: