Festa da Tainha lota o Centro Cultural Português em Santos

O presidente José Duarte de Almeida Alves (em pé) recepcionando autoridades e convidados em sua mesa. Foto Ronaldo Andrade/Mundo Lusíada
O presidente José Duarte de Almeida Alves (em pé) recepcionando autoridades e convidados em sua mesa. Foto Ronaldo Andrade/Mundo Lusíada

Por Ronaldo Andrade

O Centro Cultural Português de Santos organizou no dia 29 de agosto a Festa da Tainha, que contou com a presença de 400 convidados, com as apresentações do Rancho Folclórico Verde Gaio e do Rancho Folclórico Vilas de Portugal, de São Paulo.
O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, fez um balanço positivo do evento: “Nossas festas são muito concorridas, e mesmo com seis festas na comunidade marcadas na data de hoje estamos com a casa cheia, o que nos enche de orgulho”, afirmou.
A diretora do Rancho Folclórico Verde Gaio, Ana Maria Gonzalez, também realizou uma avaliação positiva da festa: “A casa está novamente lotada, os componentes se empenharam bastante na organização do evento, e estamos felizes com a participação do Rancho Folclórico Vilas de Portugal”, declarou.
União – O presidente do Centro Cultural Português e o cônsul-honorário de Santos, Armênio Mendes, destacaram a importância da união das entidades luso-brasileiras na Baixada Santista, em questões pertinentes ao interesse de todos, como a marcação dos eventos em datas não conflitantes, para que o público tenha a possibilidade de frequentar todas as festas que as entidades organizam.
Sobre esse fato, o presidente José Duarte afirmou: “Hoje estão sendo realizadas seis festas na comunidade, acho meio complicado, uma coincidência muito grande, ninguém está respeitando as entidades. De qualquer jeito, nossa casa está cheia, graças a Deus, não temos de nos queixar”.
O cônsul-honorário de Santos, Armênio Mendes, também expôs sua opinião sobre o tema: “Isto é um absurdo. Não podemos julgar nem condenar, mas há uma falta de sintonia entre as entidades, precisamos ter um calendário feito no início do ano e que seja respeitado, e assim prestigiarmos todos os eventos. Independente do seu tamanho, as entidades são o lugar para cultivar a cultura portuguesa, todas têm a mesma importância, são as casas dos portugueses e dos luso-brasileiros, sem rivalidade ou concorrência. Precisamos de unidade, vamos levar essa mensagem para que isto seja posto em prática”, afirmou.

33 º Aniversário do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande

33Anos_RFPraiaGrandeNa mesma noite, o Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande comemorou seu 33º aniversário de fundação, com a presença de 300 pessoas, tendo como convidado o Grupo Folclórico Os Lusíadas, de Maringá (PR), representantes de vários grupos e ranchos: Maria da Fonte (Casa do Minho do Rio de Janeiro), Casa dos Açores de São Paulo, Aldeias de Nossa Terra (SP), Arouca São Paulo Clube, Veteranos de São Paulo, Casa de Portugal de São Paulo, Pedro Homem de Mello (SP) e Tricanas de Coimbra (Santos).
Na festa da entidade, presidida por Danilo Gonçalves, foi realizada homenagem ao ex-presidente Reinaldo Gomes da Silva, que recebeu uma camisa do rancho anfitrião. O próximo evento da Casa de Portugal de Praia Grande é a Bacalhoada, no dia 24 de outubro. Informações: (13) 3491-4559.

 

Dirigentes da Casa da Madeira, Escola Portuguesa e Sindicato dos Advogados presentes na Noite do Caldo Verde.
Dirigentes da Casa da Madeira, Escola Portuguesa e Sindicato dos Advogados presentes na Noite do Caldo Verde.

Caldo Verde na Casa da Madeira

Também a Casa da Madeira realizou no dia 29 de agosto a Noite do Caldo Verde, com renda revertida para a Escola Portuguesa, que atende alunos carentes do município. O presidente da entidade madeirense, Armindo Faria, recepcionou os dirigentes da Escola, entre eles seu presidente, José Augusto do Rosário.
O evento contou com a presença de 230 convidados, que assistiram a apresentação do Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa. A próxima festa da Casa da Madeira é a Espetada Madeirense, no dia 13 de setembro. Informações: (13) 3234-6183.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: