Fados de Coimbra: desânimo marca visita ao Brasil

Da Redação

Divulgação

INTEGRANTES >> (Da esq. para dir.) José Paulo, Francisco Dias, Victor Morgado, Álvaro de Jesus e Joaquim Matos integrantes do grupo "Velha Guarda Coimbrã"

Os organizadores dos shows do grupo "Velha Guarda Coimbrã", formado por antigos estudantes de Coimbra, estão desanimados com o "desinteresse" demonstrado por dirigentes associativos, empresas portuguesas e luso-brasileiras.

Eurípedes Barroso, que tenta (desde janeiro) agendar as apresentações desabafou: "vou continuar a tentar vencer a inércia que tenho verificado, talvez devido à presente época. É meu propósito trazer às nossas comunidades eventos de que se possam orgulhar e assim para além deste grupo também a Escola Portuguesa de Arte Eqüestre e o Musical Amália, sei ser difícil devido à despesa que o mesmo representa, mas se não o tentar nunca saberei da sua possibilidade e como tal vou continuando nas minhas tentativas".

Desde janeiro de 2008, Barroso conseguiu uma única entidade, a Casa de Portugal de Campinas, que fará sua grande festa de 50 anos de fundação no dia 28 de março próximo. O evento será no luxuoso hotel The Royal Palm Plaza.

O interesse em Campinas foi tão bom que a casa prevê uma segunda apresentação, com o intuito de chegar a todos que pretendem ver e apreciar os fados e baladas deste grupo, algo que a saudade motiva.

Em São Paulo o responsável pela agenda do grupo, Eurípedes Barroso, espera retorno de praticamente todas as associações. Desde a região central, zona norte, oeste, até Grande ABC e baixada santista. Segundo ele, as tentativas estão provocando desgastes e muita tristeza em ver que a falta de interesse na cultura portuguesa está justamente nas pessoas que hoje dirigem as associações lusas no país.

O grupo de antigos estudantes de Coimbra denominado Velha Guarda Coimbrã, é dirigido pelo músico Álvaro de Jesus. E deve permanecer no país até 15 de abril. Esperava-se apresentações em São Paulo, Campinas, ABC, Baixada, além do Rio de Janeiro, Recife e outras praças conforme o interesse dos portugueses em sua cultura, segundo informou Barroso.

Os contatos com o promotor são (55-19) 8106 0700 / fixo- (55-19) 3256 7152. Velha Guarda Coimbrã – Associação Artística e Cultural (Fados e Baladas de Coimbra) www.velhaguarda.com

Deixe uma resposta