Fado marca o “Dia de Portugal” na Casa de Portugal do ABC

 

Mundo Lusíada

Fadista Gloria de Lourdes

Vanessa Sene | Mundo Lusíada

A Casa de Portugal do Grande ABC foi palco de mais uma Noite de Fados, em comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A entidade estendeu a comemoração do “10 de Junho” este ano por conta dos diversos eventos programados para a semana especial e reuniu os portugueses da região, entre amigos e autoridades locais, na sua Taberna Minhota, em 16 de junho. “Esse é o mês de Portugal e todas as entidades fizeram festa. Para não acumular no mesmo dia, nós resolvemos fazer a nossa hoje e comemoramos com a tradicional Noite de Fados” disse o presidente André Magalhães ao Mundo Lusíada.Presença de Glória de Lourdes acompanhada dos músicos: o lisboeta Mario Rui (guitarra portuguesa) e o baiano João Alves da Silva (violão), há mais de 20 anos na música portuguesa. Ela foi a fadista convidada a se apresentar num dos eventos mais importantes do ano para a comunidade. “Para mim, é sempre uma honra, e nessas horas que me sinto muito prestigiada por ser escolhida, fico muito feliz” disse Glória. No seu repertório, que a fadista procura sempre renovar, trouxe grandes sucessos e recebeu diversos pedidos do público, interagindo o tempo todo com os convidados.

Apesar de sua experiência, a data representa uma apresentação especial diz a artista. “É uma época maravilhosa porque nós estamos festejando Camões, quer dizer a raça, a língua, isso é super importante porque nos coloca no mundo. Camões é a coisa mais linda que nós temos. Embora eu já tenha recebido convites de muitas empresas, um monte de mudanças, mas de qualquer maneira, Camões é eterno”. Na programação estava prevista a participação do Dam Felix, mas Glória acabou se apresentando sem o fadista.

A Casa de Portugal recebeu representantes da comunidade portuguesa, presidentes de outras instituições e autoridades locais. Entre eles, o presidente da Câmara de Santo André, José Montoro Filho, o sub-prefeito do Riacho Grande (São Bernardo) Ramos de Oliveira, e o acessor do prefeito de São Caetano, Airton Lauriano. “A casa está, perante a comunidade de São Paulo, muito bem prestigiada e muito bem conhecida. Hoje, a Casa de Portugal do Grande ABC é uma referência para a comunidade e para a região” diz André Magalhães. Resultado de um trabalho que começou há muito tempo, para o presidente. “É um trabalho que começou lá traz e com os fundadores e veio se trabalhando para chegar nisso. Eu espero que no futuro meus sucessores continuem levando essa casa com o nome que ela tem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend