Fado é sucesso no Quatro Quintas Chopperia em Santos

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

O Quatro Quintas Chopperia recebeu seu público para mais uma típica Noite de Fados, em 30 de agosto, num dos restaurantes mais típicos portugueses de Santos.

A atração elogiada desta noite foi a fadista Marly Gonçalves, acompanhada dos guitarristas Ricardo Araújo, Renato Araújo e Josemar no contrabaixo. Para ela, isso é algo que o fado tem a comemorar, um espaço de braços abertos a música tradicional portuguesa.

“Ainda bem para o fado, o Alberto e a Simone Quintas abriu esse espaço em Santos. Então toda última quinta-feira do mês existe a Noite de Fados” diz ela que elogia a iniciativa da casa em prol da cultura portuguesa. “A importância é muito grande porque nós aqui em Santos temos uma colônia portuguesa muito representativa. E aliado a isso, nós temos os brasileiros que não faltam de maneira nenhuma nas Noites de Fado. Numa noite só juntar dois países, Brasil e Portugal, é muito para o meu coração. É um agradecimento eterno” declara a fadista.

No repertório da noite, Marly trouxe música nova, entre elas da fadista portuguesa Fabia Rebordão, que recentemente esteve em São Paulo para o lançamento do CD da fadista Ciça Marinho. “Ela cantou uma música que eu achei por demais linda, e coloquei no repertório com o aval dela. Vamos cantar tantas outras músicas contemporâneas que estão na mídia fazendo sucesso com as grandes fadistas de Portugal”.

Rosane Cavalcante, gerente do Quatro Quintas, comemora já dois anos em setembro. Segundo ela, começou com a presença de amigos. “Foi o boca a boa que na realidade fez o sucesso. Com isso, foi aumentando gradativamente o movimento e hoje, principalmente nos finais de semana, é um sucesso”.

Ela ainda fala da programação feita uma vez ao mês para uma casa portuguesa, que chama atenção também pela culinária, já que o bacalhau é o prato mais pedido. “É uma casa que tem aquele dia voltado para a colônia portuguesa. O prato Bacalhau Quatro Quintas é muito famoso, como se fosse o carro chefe da casa e muitos vêm pelo prato. Mas não somos somente casa portuguesa, estamos abertos a todo público”.

Sucesso internacional

A fadista Marly Gonçalves comentou sobre a sua experiência de cantar na Ucrânia, ao lado dos guitarristas do Trio Ricardo Araújo, numa digressão que teve passagem ainda por Paris, na França.

“É um presente que não tenho como avaliar o tamanho dele. Isso é a resposta das pessoas dizendo que me aceitam como brasileira divulgando a cultura portuguesa. É um carinho muito grande. O convite foi feito através de um vídeo postado no YouTube com a canção Saudade do Brasil em Portugal, que o maestro Dmitri Levinsky adorou. E veio então o convite para estarmos em Paris e Ucrânia. E agora, o convite ano que vem para estar em Moscou, na Rússia” revela.

Já Portugal, também está na lista de viagens para o próximo ano, segundo a fadista. “É Portugal, Canadá, Alemanha, Paris e Moscou. “Eu acho que na terra do fado, a gente treme para cantar. Mas eles nos recebem com muito carinho, como nós brasileiros recebemos eles com muito carinho, porque somos pátria irmã, não tem como não receber bem”.

A Noite de Fados do Quatro Quintas é sempre em toda quinta-feira do mês, com apresentação da fadista Marly Gonçalves, tendo algumas vezes contado também com a participação da Banda Filhos da Tradição, de Santos.

No cardápio o que mais sai são porções e chopp, e reúne um público de 30-35 anos para cima. De final de semana, a casa apresenta música popular brasileira, bossa nova, sempre com música ao vivo, de quinta a sábado, na casa que comporta até 170 fregueses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend