Fadista e guitarrista Alexandre Matis lança seu primeiro CD na Casa de Portugal SP

Mundo Lusíada

CDAlexandreMatis_FadoAcontece na Casa de Portugal de São Paulo, no próximo 15 de setembro, o lançamento do CD “Sou eu que em ti me vejo” do músico Alexandre Matis.

Formado em Composição e Regência, Matis atua como guitarrista e fadista no Restaurante Cais do Porto Taberna, no Canindé, e acompanha diversos fadistas em shows. O lançamento do seu primeiro CD solo marca o início de uma nova fase na sua carreira.

Seu repertório tem como base o fado castiço, que é mais antigo e a raiz do fado, que privilegia o poema e melodias tradicionais, fazendo um resgate desse gênero no Brasil e aproximando da prática vigente das casas de fado de Lisboa hoje em dia.

O CD foi gravado, mixado e masterizado no Cachalote Estúdio (Vitória – ES) com produção de Ricardo Mendes; com voz, guitarra portuguesa, viola e baixo totalmente executados por Alexandre Matis. Em todo o processo de estúdio teve-se o cuidado de garantir o conceito de obter um disco de qualidade que reflita as principais características do fado tradicional como o timbre, a dinâmica e arranjos.

Em sua segunda viagem à Lisboa cantou nas principais casas de fados e foi entrevistado na Rádio Amália para a divulgação do seu trabalho. “Um disco de um artista brasileiro que se dedica totalmente ao fado à guitarra portuguesa e cantando, onde é capaz de transmitir sua musicalidade, sua arte e sua alma” divulga o artista.

O repertório demonstra a percepção sobre o fado de Alexandre Matis, com fados castiços, alguns fados canção e temas instrumentais. Os poemas exploram as temáticas de amor, da cidade de Lisboa e o próprio fado, além de fazer referência a suas influências como Fernando Maurício, Fernando Farinha, Alfredo Marceneiro e Mário Pacheco.

Das suas atuações mais relevantes, Alexandre Matis fez o Show “Sou eu que em ti me vejo” como fadista e guitarrista no SESC Santo André; apresentou Concertos com a Orquestra Sinfônica de Santo André no Festival de Campos dos Jordão, Teatro Municipal de Santo André e Sala São Paulo; show com o cantor Márcio Gomes, no Show “O Fado e o Tango”, realizado no Canecão no Rio de Janeiro – RJ.

Fez gravações para a TV acompanhando o Prof. Manuel Marques e Fafá de Belém na Band News, acompanhou a fadista Glória de Lourdes nos programas “Mulheres” da Gazeta e “Programa do Jô” da Globo. Além de varias gravações para o programa “Quem somos nós” da TV Aberta São Paulo.

Foi produtor no CD “Fado e Poesia” da fadista Conceição de Freitas, onde realizou todos os arranjos e instrumentos. Realizou a produção e guitarra portuguesa das trilhas promocionais do Grupo Sete Cidades. Foi produtor e guitarrista das gravações dos fados para a trilha sonora do documentário Canção d’Além-Mar (O Fado na cidade de Santos). Atuou como viola do CD “Fado na Intimidade” da fadista Glória de Lourdes.

Ainda, atuou como guitarrista na gravação do CD “Açoreaneidade Capixaba” da Prefeitura de Viana – ES e se apresentou nos lançamentos do mesmo no Teatro Carlos Gomes em Vitória – ES; no Congresso do Divino Espírito Santo – 2012, na Ilha Terceira – Açores – Portugal; e na Casa dos Açores de São Paulo.

O Auditório da Biblioteca recebe o lançamento do seu CD, com entrada franca, no dia 15 de setembro às 18h. A casa fica na Av. Liberdade, 602 São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: