Eventos marcam o centenário da imigração japonesa em Santos

Ronaldo Andrade De Santos

Ronaldo Andrade

Vários eventos estão no calendário da comemoração do centenário da imigração japonesa. Há um século, 165 famílias japonesas desembarcaram no Porto de Santos, a bordo do navio Kasato Maru.Em homenagem ao povo nipônico, foi construído o monumento aos Imigrantes Japoneses, que em 2008 completa dez anos (foto).

Inaugurado em 18 de junho de 1998, para a comemoração dos 90 anos da chegada dos primeiros japoneses, está localizado nos jardins da orla, na praia do Boqueirão, em Santos. Sua confecção foi solicitada à artista plástica santista Cláudia Fernandes pela Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil. A obra se tornou ponto de visita obrigatório para os turistas japoneses e amantes da cultura nipônica.

Confira a programação das comemorações do centenário que está mobilizando a cidade de Santos:

• 06/06 – Solenidade de Recepção do Fogo da Amizade – A lanterna será acesa durante uma solenidade no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini – CONCAIS, com a presença do prefeito João Paulo Tavares Papa e demais autoridades japonesas e brasileiras.

07/06 – Exposição do Fogo da Amizade – A lanterna com o Fogo da Amizade ficará exposta no Saguão do Paço Municipal. – A AFCLA (Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos) realiza a entrega dos prêmios do concurso literário “A Mulher Japonesa Imigrante”. O evento terá a apresentação do ‘Coral Amanogawa’. A cerimônia acontece na Pinacoteca Benedicto Calixto, na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15. O concurso tem apoio da Setur (Secretaria de Turismo).

• 08/06 – Solenidade de Despedida do Fogo da Amizade, no Saguão do Paço Municipal. Após a cerimônia, a lanterna será transportada pelas autoridades no Bonde Turístico até o Trem que a levará ao Memorial do Imigrante, em São Paulo. – Lançamento do livro infanto-juvenil O Segredo da Longa Vida, de Lúcia Maria Teixeira Furlani (Editora Unisanta e Global), que reconstrói a saga dos japoneses, a partir de sua chegada ao Porto de Santos. Local: Clube Estrela de Ouro.

• 10 / 06 – Câmara Municipal de Santos – Homenagem dos vereadores à Colônia Japonesa.

• 12 / 06 – 12ª Caminhada Internacional – O percurso será o mesmo realizado pelos imigrantes em 1908, com saída do Valongo, em Santos. Os participantes depois seguem até o Monumento do Cruzeiro Quinhentista, em Cubatão, Caminho do Mar, São Bernardo do Campo, finalizando no Museu do Imigrante em São Paulo.

• 14 e 15/06 – Encenação da chegada do Navio Kasato Maru – No Teatro Coliseu.

• 15 – 4º Festival Parceiros da Paz – Realizado pela Associação dos Cortiços de Santos, na Praça Nagasaki, em homenagem a imigração japonesa, celebrando e resgatando o elo entre as cidades irmãs Santos e Nagasaki. 17/06 – Chegada da Comitiva de Shimonoseki. 18 /06 – Chegada da Esquadra da Marinha Japonesa. – Depósito de Flores junto ao Monumento aos Imigrantes Japoneses – Representantes da colônia japonesa e da comunidade santista homenageiam os imigrantes japoneses, na Praia do Boqueirão. – Depósito de Flores no Túmulo do intérprete japonês Sakai Mine, no Cemitério do Paquetá. / 18 / 06- Inauguração do Monolito – O monumento será erguido em frente ao Armazém XIV, onde atracavam os navios que traziam os imigrantes. Nele estarão escritos os nomes de todas as 165 famílias que chegaram no navio Kasato Maru, há 100 anos.

• 21/06 – Família Imperial Japonesa – Presença em Santos do Príncipe Herdeiro Naruhito, do Japão. – Inauguração da Escultura da artista plástica Tomie Ohtake – A escultura doada pela artista será inaugurada na Plataforma do Emissário Submarino, com a presença do Príncipe Herdeiro Naruhito.

• Até 22/06 – Exposição “AJAC no Brasil – Arte Contemporânea Japonesa” – A Fundação Pinacoteca Benedito Calixto estará expondo cerca de 32 obras contemporâneas japonesas de 22 artistas da AJAC – All Nations & Japan Artists’ Co-operation. A exposição pode ser vista de terça a domingo, das 14 às 19h, na Pinacoteca Benedicto Calixto. 4 a 29/06 – Exposição Cem Anos da Milenar Cultura do Japão no Brasil, no Shopping Parque Balneário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend