Eventos marcam 13 de maio, dia especial para a maioria dos portugueses e luso-brasileiros

Mundo Lusíada

Dia 13 de maio é um dia especial para a maioria dos portugueses e dos brasileiros, Dia de Nossa Senhora de Fátima e dia de missas e homenagens pelas associações portuguesas.

Mesmo com algumas restrições – ainda por conta da Covid – muitas entidades realizaram solenidades religiosas, a maioria ainda sem procissão, mas quase a uma situação de normalidade.

Nesta edição fizemos um registro dos vários eventos que aconteceram em São Paulo. Casa de Portugal de São Carlos, Associação Portuguesa de Desportos, Comunidade Gebelinense, Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul e ainda a Casa de Portugal do Grande ABC estão entre as entidades que realizaram eventos para marcar a data.

A data de 13 de maio reveste-se de particular importância em Portugal, onde a grande maioria de sua população é católica, comemorando-se nesse dia a primeira das aparições de Nossa Senhora de Fátima a três humildes pastorinhos, no lugar de Cova da Iria, cidade de Fátima, em 13 de maio de 1917.

“De fato, esta data não só é comemorada em Portugal como em todo o mundo católico e no Brasil não é exceção. Padroeira de Portugal, Nossa Senhora de Fátima arrasta ao longo dos primeiros quinze dias que duram as celebrações, largas centenas de milhares de fiéis oriundos de todas as partes do mundo, na sua maioria portugueses, ostentando as bandeiras dos países onde estão radicados, congregando-se no enorme Santuário de Fátima” diz presidente da CP São Carlos, Rui Sintra.

EVENTOS

Portuguesa de Desportos promove missa solene em honra à N.S. de Fátima

O presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira, juntamente com outros membros do clube, pessoal ligado ao Social e vários convidados estiveram presentes no Salão Nobre do Canindé, na noite de 13 de maio para uma solenidade religiosa em homenagem à Padroeira Nossa Senhora de Fátima. A celebração da missa foi presidida por Dom Fernando Figueiredo, OFM, Bispo Emérito da Diocese de Santo Amaro.

Também no sábado, dia 14 de maio aconteceu mais uma “Adega da Lusa”, evento social e folclórico (mensal) da Associação Portuguesa de Desportos.

O Departamento Social e de Cultura da Associação Portuguesa de Desportos promoveu mais uma edição da tradicional Adega da Lusa, reunindo gastronomia e música tradicional portuguesa. A festa aconteceu no Salão Nobre do Canindé e teve a presença da Tocata do Rancho Folclórico da Lusa e como convidado o Grupo Folclórico da Casa do Minho de São Paulo. Neste evento tradicional são vendidas comidas e pratos típicos portugueses ao som de folclore português.

 

Casa de Portugal de São Carlos participa de missa à N.S. de Fátima

No dia 13 de maio, a cidade de São Carlos também assinalou o “Dia de Nossa Senhora de Fátima” com uma missa rezada na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, onde aconteceu a Missa Solene e a entronização e bênção da nova imagem de NS de Fátima trazida especialmente do Santuário de Fátima pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (USP São Carlos).

Nesta noite representantes da comunidade portuguesa e luso-descendentes radicados na cidade, por intermédio da Casa de Portugal de São Carlos, adentraram com a Bandeira Nacional de Portugal para ser igualmente benzida pelo celebrante. Após a Missa Solene se promoveu uma procissão com a imagem de Portugal pelas ruas ao entorno da Paróquia.

 

Festa em louvor à N.S. de Fátima na Comunidade Gebelinense

No domingo dia 15 de maio aconteceu também um almoço no sempre concorrido salão de festas da Comunidade Gebelinense de São Paulo, “Festa em louvor à Nossa Senhora de Fátima” com aquela sempre suculenta bacalhoada e outras opções, e no palco apresentação do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello (na volta do rancho após a pandemia).

A Comunidade Gebelinense de São Paulo localiza-se à Estrada Velha de Bragança, 50a – Serra da Cantareira – Mairiporã. Acompanhe nossa agenda a fique atento ao próximo evento na Agenda

 

Beneficência de São Caetano mantém tradição do “13 de Maio” com solenidade religiosa

Como acontece ao longo da história do próprio hospital, o “Dia de Nossa Senhora de Fátima” – comemorado todos os anos em 13 de maio, foi mantido mesmo com algumas restrições (ainda devido ao problema da Covid) na Capela localizada no interior do hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul – onde foi rezada uma missa pelo mesmo Padre Gino que – infalivelmente – preside a celebração anual.

Por conta das restrições ainda não foi possível uma celebração com presença da comunidade local, e principalmente com a procissão que é promovida ao entorno da instituição. O que a organização espera que já possa se realizar no próximo ano.

Nesta oportunidade também não tivemos a direção presente. O presidente Antonio Rubira, o vice Ademir Pardo, assim como os diretores Flávius Rubira e Murilo Rubira Pardo estavam em compromisso fora de São Paulo e não participaram da solenidade.

 

Almoço em homenagem à N.S. de Fátima também no ABC

No domingo dia 15 de maio aconteceu um almoço em homenagem à Nossa Senhora de Fátima também na Casa de Portugal do Grande ABC. A entidade abriu suas portas logo ao meio dia para almoço em sistema self service tendo como prato principal aquela “Bacalhoada à Moda da Casa”. Logo na sequência teve apresentação de música portuguesa com a dupla Paulo e Jonathan.

A entidade divulgou a realização de “mais uma grande festa com muita comida típica portuguesa, vinho, boa música e principalmente a alegria de nossos convidados e associados, agradecemos a todos pela confiança e carinho de sempre”.

A Casa de Portugal também ressaltou que, além do show da dupla Paulo e Jonathan, “tivemos o prazer de reviver um pouquinho do passado, com a participação mais que especial de nossa amiga Isilda Rachas”, escreveu numa rede social.

E quem também elogiou o evento foi a presidente do Conselho Márcia Maria Rodrigues: “Que festa incrível foi essa. Parabéns à todos os envolvidos na organização e aos presentes, que levaram tanto brilho ao salão da nossa Casa de Portugal do Grande ABC”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: