Encantando o público, Verde Gaio celebra 50 anos

Por Ronaldo Andrade

De Santos para Mundo Lusíada

O Rancho Folclórico Verde Gaio organizou um grandioso evento, no dia 25 de junho, no Centro Cultural Português, para celebrar o 50º aniversário, em festa que teve como convidado o Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro. O evento também celebrou a Festa do Santoinho.

O público, estimado em mais de 400 pessoas, saíram encantadas com mais uma apresentação do Verde Gaio, que preparou uma surpresa: a confecção de um vaso pelos próprios integrantes do grupo, que remete à Festa das Rosas (veja abaixo).

A diretora do Verde Gaio, Ana Maria Pereira Gonzalez, estava no final da festa com a sensação do dever cumprido: “Foi mais uma etapa que realizamos. Quero enaltecer a união dos 50 componentes, que demonstraram força e garra para a realização do evento”, afirmou.

O ensaiador do grupo, Jorge Manuel de Jesus Pereira, também demonstrava alegria com a festa: “Sinto-me muito feliz por estar neste grupo, e quero também dar as honras para os fundadores do rancho, que deixaram aqui suas raízes”. Ao seu lado estava Elizabeth Melo Ribeiro, há 42 anos no Verde Gaio, que ressaltou o ambiente familiar que o grupo possui.

Em seu discurso, o presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, destacou a apresentação dos dois ranchos: “É uma noite inesquecível, me orgulho de estar na presidência neste momento grandioso”, declarou. Presente ao evento, o cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, parabenizou os componentes dos ranchos pela dedicação demonstrada.

Um dos integrantes do Verde Gaio que mais demonstrava alegria era Wallacy de Andrade, que trouxe a idéia que marcou o evento: “Fizemos várias pesquisas e reuniões para a confecção do vaso, que foi ornamentado com fuxico e mosquitinho, entre outros materiais”, disse.

Maria da Fonte

O diretor do Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro, Cléber Cardoso, destacou a confraternização realizada entre os dois grupos: “Foi muito bom participar dessa festa, e já convidamos o Verde Gaio para uma apresentação no Rio”, afirmou. O rancho Maria da Fonte tem 58 anos de fundação e 62 componentes.

A Festa das Rosas

A Festa das Rosas realiza-se em Vila Franca do Lima na 2ª semana do mês de maio, período que Maria inicia o ciclo das romarias no distrito de Viana do Castelo, tradição iniciada e mantida religiosamente desde 1622. As mordomas, raparigas que completam 19 anos, ricamente vestidas com os tradicionais trajes minhotos, oferecem à Nossa Senhora do Rosário magníficos cestos floridos, magistralmente transportados à cabeça, verdadeiras obras de arte popular, que ostentam desenhos multicolores, com brasões, símbolos religiosos, etc.

São feitos com adornos, flores e folhagens do campo, colhidas por toda Ribeira Lima e nas terras do Neiva, e são colocados habilmente com milhares de alfinetes, chegando a pesar mais de 50 quilos cada cesto.

Segundo a tradição, só as donzelas católicas, batizadas na paróquia da própria aldeia e que tivessem um comportamento irrepreensível aos olhos de Deus e do povo tinham a honra de serem mordomas. Segundo a lenda, as mordomas que tentassem enganar o povo eram desmascaradas à entrada da igreja, já que as velas votivas – vela que fica em um recipiente, normalmente de vidro, e que representa a pureza – que transportavam se apagavam misteriosamente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: